Conspiração
Quadrado de Sator: enigma de quase 2 mil anos não tem solução
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 30/Outubro/2025
- Bianca Bellucci
O Quadrado de Sator é um dos enigmas mais antigos e misteriosos da história, com registros que datam de Pompeia, cidade destruída pelo vulcão Vesúvio em 79 d.C. Encontrado em paredes, livros, telhas, ossos e até pão, ele atravessou culturas e séculos. Apesar de sua popularidade, o significado original é desconhecido.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Formado por 25 letras dispostas em uma grade 5×5, o quadrado é um palíndromo quádruplo. Isto é, cinco palavras em latim podem ser lidas em quatro direções diferentes.
Para tentar desvendá-lo, é preciso, primeiramente, conhecer as palavras que o compõem. SATOR significa “semeador”, “fundador” ou “progenitor”. TENET quer dizer “manter”, “sustentar” ou “dominar”. OPERA se refere a “trabalho”, “esforço” ou “ajuda”. ROTAS pode ser entendido como “rodas” ou “fazer girar”. Já AREPO é a mais enigmática, uma vez que não aparece em nenhum outro texto em latim, sendo, assim, comumente relacionada a um nome próprio.
Com esse conhecimento, as interpretações do Quadrado de Sator variam: desde literais, como “o fazendeiro Arepo domina suas rodas com dificuldade”, até versões mais simbólicas, a exemplo de “o Criador das terras domina as rodas celestiais”. Também há interpretações relacionadas ao cristianismo. A palavra TENET forma uma cruz e as letras do palíndromo podem ser rearranjadas para formar “PATERNOSTER” (“Pai Nosso”).
Quanto à sua origem, uma das teorias mais aceitas é que o palíndromo teria surgido no judaísmo antigo. Como uma das primeiras aparições é em Pompeia, onde muitos judeus falavam latim, acredita-se que o quadrado era usado como símbolo codificado da divindade. Posteriormente, teria sido adotado pelos cristãos, servindo como proteção e em rituais religiosos.
Vale ressaltar que o enigma continua a intrigar e inspirar a cultura moderna. Tanto é que, em 2020, Christopher Nolan baseou o filme Tenet na ideia do palíndromo, explorando tempo e repetição à maneira do antigo quebra-cabeça. Isso significa que o Quadrado de Sator permanece sem solução definitiva, mas fascinando pela complexidade, pelo simbolismo e pelo mistério que atravessam gerações.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Fontes: Aventuras na História e BBC
