WhatsApp, Facetime, Skype: Proteste avalia a qualidade das ligações feitas com aplicativos WhatsApp, Facetime, Skype: Proteste avalia a qualidade das ligações feitas com aplicativos

Usar aplicativos de ligações gratuitas no dia a dia já representa economia para muita gente. Principalmente no Brasil, que tem uma das mais altas tarifas do mundo por esse tipo de serviço. E para verificar a qualidade e o consumo de dados, a Proteste, Associação de Consumidores, avaliou os aplicativos mais baixados e teve resultados animadores.

Leia mais: 
Proteste avalia: qual é o melhor notebook híbrido do Brasil?
Será que vicia? Confira mitos e verdades sobre baterias de smartphone

A associação testou as versões para os sistemas operacionais Android e iOS e analisou, também, o Facetime, que já vem instalado nos aparelhos da linha Apple. Vale destacar que o Skype e o Viber oferecem ligações para telefones fixos e móveis, por isso não são totalmente gratuitos. Fora isso, os aplicativos precisam apenas dos dados da sua franquia de internet para funcionar, assim como os outros.

Gasto em ligações de voz

A Proteste apurou que a diferença de gasto é sutil entre as tecnologias 3G e 4G ou até mesmo no Wi-Fi em uma ligação por voz. A diferença só será sentida caso a conversa seja muito longa.

Dos aplicativos avaliados, o WhatsApp foi o que menos consumiu dados nessa função, tanto no Android quanto no iOS. Em um mês, por exemplo, ao falar todo dia durante 30 minutos, o consumidor gasta do seu pacote de dados apenas 264 megabytes (MB) no Android e 300 MB no iOS.

O tempo de recebimento e de espera das chamadas pelos aplicativos também foi um critério avaliado. A associação conclui que esse período sempre é maior do que nas ligações feitas por telefones móveis ou fixos.

A Proteste ainda testou a demora para a chamada ser iniciada após apertar o botão “ligar” e com o app aberto no celular que vai receber a ligação. O Hangout (iOS) se saiu pior, porque levou mais de cinco segundos para chamar, mesmo fazendo o barulho característico. O Google Duo (Android e iOS), WhatsApp (iOS), Messenger (iOS) e Facetime (iOS) foram os melhores avaliados, com menos de três segundos. Já quando os aplicativos estão fechados, que é a situação mais comum, a ligação demora mais tempo. O Skype levou 13 segundos no Android e 9 no iOS.

Facetime tem boa qualidade

Na qualidade da chamada, o Viber (Android) se destacou, por ter pouco retorno de voz no 3G e no 4G. No Wi-Fi, não mostrou atraso. O pior avaliado foi o Hangout (Android), que teve retorno e atraso na voz visíveis no 3G, 4G e no Wi-Fi. Já no iOS, todos foram considerados bons, em especial, o Facetime.

Para realizar ligações por vídeo, a melhor opção é o Messenger no Android, que apesar de apresentar som baixo, teve pouco atraso na voz e na imagem. No iOs, o Facetime fez a diferença, mais uma vez, com quase nenhum atraso e boa qualidade de imagem.

Ao considerar apenas o consumo de dados de voz, a melhor alternativa é o WhatsApps (iOS e Android). Já para vídeo, no Android, o Skype se saiu melhor, seguido pelo WhatsApp.

Segurança

No quesito segurança, foi analisado se os apps garantem criptografia da mensagem de ponta a ponta, o que a PROTESTE entende como essencial. O Skype e o Hangout (Android e iOS) não oferecem a proteção, por isso foram considerados ruins.

Confira, abaixo, a avaliação geral dos aplicativos feita pela Proteste:

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Menu