33Giga Tecnologia para pessoas

Espaço

Primeiro eclipse lunar de 2025 ocorre nesta madrugada

O primeiro eclipse lunar de 2025 ocorrerá nesta madrugada de quinta-feira (13) para sexta-feira (14). Popularmente chamado de Lua de Sangue, todo o Brasil poderá contemplar o fenômeno em todas suas fases – penumbral, parcial e total.

De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o eclipse deve começar às 0h57 e se tornará total entre às 3h26 e às 3h59, terminando às 7h00. Os horários já estão adaptados à hora de Brasília.

Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky

Como ver o primeiro eclipse lunar de 2025

O eclipse lunar poderá ser visto sem uso de instrumentos. Também não requer cuidados com os olhos, podendo-se olhar pelo tempo que desejar. Em seu início, a Lua já estará bem alta no céu e ficará do lado oeste durante todo o eclipse. Trata-se do lado em que o sol se põe. Então, recomenda-se que as pessoas se posicionem em locais que tenham vista desimpedida para o oeste.

Os brasileiros que não conseguirem visualizar ao vivo o primeiro eclipse lunar de 2025, por sua vez, podem acompanhá-lo pelo YouTube. Observatório Nacional e Observatório Griffith são algumas das opções disponíveis. É importante destacar que os horários das transmissões podem ser diferentes, uma vez que seguem a região em que o instituto está localizado.

Por que a Lua fica avermelhada

O aspecto avermelhado da Lua durante o eclipse total ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados. Assim, o planeta impede a passagem dos raios solares. Essa sombra e os poucos feixes de luz criam a Lua de Sangue – termo popular, que não é usado por astrônomos.

“A luz branca do Sol penetra na atmosfera e as cores azul e violeta são dispersadas pelos gases atmosféricos. Já as tonalidades mais próximas do vermelho conseguem atravessar com mais facilidade, conferindo à Lua essa coloração característica”, explica Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga