National Science Foundation/Event Horizon Telescope press conference
Astrônomos captam primeira imagem de um buraco negro; veja outras fotos incríveis do universo Astrônomos captam primeira imagem de um buraco negro; veja outras fotos incríveis do universo

Astrônomos captam primeira imagem de um buraco negro; veja outras fotos incríveis do universo

EspaçoNotícias 11 de abril de 2019 Marcella Blass 0

Astrônomos apresentaram nesta quarta-feira (10) a primeira foto real captada de um buraco negro no espaço. A descoberta foi feita pelo projeto Event Horizon Telescope (EHT), que reúne 200 pesquisadores e uma rede de telescópios espalhados pelo planeta. Até então, o fenômeno era retratado apenas por meio de imagens conceituais e animações.

Leia mais: 
NASA responde a pedidos de fãs para salvar Tony Stark após trailer de “Vingadores: Ultimato”
De Chuck Berry a tambores africanos: as músicas que a NASA enviou para se comunicar com extraterrestres
Site revela quais tecnologias desenvolvidas pela NASA você usa no dia a dia

O buraco negro clicado foi encontrado no centro da galáxia Messir 87 (M87), que está a 53 milhões de anos-luz do planeta Terra. De acordo com os cientistas, ele mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol.

Segundo a astronomia, os buracos negros são objetos celestes com uma massa gigantesca concentrada e com um campo gravitacional tão intenso que nem a luz consegue escapar de ser sugada para dentro deles – dai o nome. Na imagem divulgada esta semana pelos cientistas, o anel brilhante na escuridão representa o que é chamado de disco de acreção, ele é formado pela massa sugada pelo buraco, que fica tão quente que emite luz.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

No início da semana foi comemorado o Dia Mundial da Astronomia, essa ciência incrível que estuda o universo e tudo o que há nele. Para celebrar a data, o 33Giga reuniu fotos incríveis de estrelas, nebulosas, galáxias e até da superfície do planeta Marte. Confira:

 
 
<
>

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu