Startup lança plataforma gratuita que ajuda a reduzir em até 35% a conta de energia Startup lança plataforma gratuita que ajuda a reduzir em até 35% a conta de energia

A conta de luz não para de subir e é um dos maiores vilões do orçamento mensal. Por isso, a proposta da EnGuia, uma consultoria em eficiência energética online, é analisar contas de luz e equipamentos instalados nos imóveis para criar um Plano Personalizado de Redução de Consumo (PPRC) totalmente gratuito para os usuários. O objetivo aqui é ajudar cidadãos e empresários a economizar até 35% de energia em casa e no escritório.

Leia mais: 
Tecnologia sustentável brasileira transforma resíduos sólidos em energia
Modo de Pouca Energia: faça a bateria do iPhone durar mais com apenas um clique

Na prática, o usuário vai precisar realizar um cadastro no site e, em poucos cliques, a plataforma já oferece informações a respeito dos dados de consumo de energia.  Entre ar-condicionado, iluminação, chuveiro elétrico, equipamentos, eletrodomésticos e outros, o usuário poderá saber onde gasta cada quilowatt consumido e quais ambientes de sua casa ou escritórios consomem mais energia.

Em seguida, a plataforma já demonstra o Plano Personalizado de Redução do Consumo (PPRC) sob medida para cada imóvel, negócio ou família. O plano pode ser personalizado e atualizado imediatamente, desta forma cada um pode priorizar os gastos e saber a economia e o retorno sobre cada investimento.

De acordo com a empresa, a rede criada por meio do PPRC ajudará o EnGuia a formar um banco de dados que impulsionará melhorias no mercado e dará origem ao primeiro marketplace de energia limpa do Brasil. “A ideia é conectar pessoas, produtores de energia e concessionárias para vender e trocar energia limpa”, Rosana Correa, fundadora e CEO da empresa.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para[email protected] e suas questões podem ser respondidas

Menu