Apps & Software
Nova função do Pinterest permite limitar conteúdo gerado por IA
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 16/Outubro/2025
- Da Redação, com assessoria
O Pinterest anuncia um recurso que permite aos usuários ajustar a presença de conteúdo gerado por IA em Pins. A novidade visa dar mais controle sobre a experiência na plataforma, possibilitando escolher se querem ver mais ou menos posts criados por inteligência artificial. O novo controle de preferências já está disponível para Android e na versão desktop. A liberação para iOS deve ocorrer nas próximas semanas.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Os usuários podem gerenciar as preferências em “Configurações”, acessando a opção “Refinar suas recomendações”. A partir daí, basta ajustar para ver menos imagens geradas por IA em cada categoria compatível. Outra forma é se, ao visualizar um Pin que não combina com o estilo desejado, o internauta pode tocar no ícone de três pontos no canto inferior direito do post e selecionar uma categoria. É possível mudar as diretrizes a qualquer momento.
O controle de preferências atualizado permite ver menos conteúdo gerado por IA em Pins de categorias como beleza, arte, moda e decoração, que costumam ter mais imagens criadas ou alteradas pela tecnologia. Mas a plataforma segue ouvindo os feedbacks dos usuários. Com isso, novas categorias serão adicionadas futuramente.
A novidade uma evolução das ferramentas que o Pinterest já oferece para garantir mais transparência e domínio aos usuários da plataforma. No início deste ano, foi introduzido o rótulos de IA generativa, que identificam visualmente os Pins detectados como gerados ou modificados por inteligência artificial. Esses rótulos ficarão mais aparentes nas próximas semanas, à medida que os sistemas de detecção forem aperfeiçoados.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
