Tags

Dicas

Google da Lava Jato: use palavras-chave para pesquisar documentos da operação

24 abril, 2017
Bianca Bellucci

A operação Lava Jato é a maior investigação criminal do Brasil. Nos últimos três anos, deu origem a mais de 900 processos judiciais e produziu milhões de páginas de documentos. A maioria destas informações é pública e está acessível nos bancos de dados dos tribunais brasileiros. A questão é que é um perrengue chegar até estes arquivos.

Para facilitar a procura e a compreensão da operação, o site de notícias jurídicas JOTA criou a plataforma Lava JOTA. Lá, estão reunidas as mais de 900 ações. A diferença é que o internauta pode usar palavras-chave para pesquisar os documentos e encontrar facilmente o que procura.

Leia também: Plataforma permite consultar se um político está na lista de delação premiada da Odebrecht

Tudo o que o usuário precisa fazer é acessar o Lava JOTA e colocar a palavra-chave no campo de busca. Rapidamente o site retorna em quais documentos o termo aparece. Dá para filtrar sua busca por processos e envolvidos. O internauta ainda tem acesso a vídeos e gráficos relacionados à Lava Jato, além de uma linha do tempo com as fases da operação e suas consequências.

Vale lembrar que o Lava JOTA é uma realização do JOTA em parceria com a Digesto, empresa de tecnologia com atuação na área jurídica. O projeto também conta com a participação da Transparência Internacional, coalisão global de combate à corrupção e referência mundial do terceiro setor no tema.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.