Tags

Dicas

Pegue livros emprestados com desconhecidos pelo Bookshare

O Bookshare é uma rede social que segue os princípios da economia colaborativa (conheça outros aqui). Nela, o usuário pode emprestar livros que estão encostados em sua prateleira e aproveitar para ler aqueles que sempre teve vontade, mas, por algum motivo, nunca tinha tido a oportunidade de degustar. E, o melhor, todo esse processo é feito de graça.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Na prática, o internauta acessa o site e procura por um livro. A busca pode ser feita pelo nome, autor ou a categoria do conteúdo. Ao encontrá-lo, o usuário manda uma solicitação de empréstimo para o proprietário, que receberá em seu e-mail o pedido junto com o perfil do interessado. Cabe ao dono decidir se o produto será emprestado ou não.

Caso o proprietário autorize o compartilhamento, ambas as partes combinam por e-mail a entrega do livro. Vale ressaltar que o procedimento é feito pessoalmente. O local e horário são decididos entre os dois. Assim, na hora de procurar pelo produto, certifique-se de que o proprietário encontra-se perto à sua casa.

Com o livro em mãos, o usuário passará a receber notificações em seu perfil no Bookshare sobre seu prazo. Quando o tempo estiver acabando, novamente a dupla combinará o dia e horário da devolução. Ao receber o produto de volta, o proprietário poderá avaliar e informar publicamente se o interessado cuidou corretamente do livro ou não.

Lançado em 2007, hoje o Bookshare possui cerca de 1.790 livros cadastrados em seu sistema e separados em 34 categorias. O serviço pode ser utilizado por usuários a partir de 13 anos – com a supervisão dos responsáveis, claro.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.