Photo credit: lism. via Visual Hunt / CC BY-NC
Ouça e assine seus casts no Android com o Podcast Addict Ouça e assine seus casts no Android com o Podcast Addict

Os podcasts são, basicamente, uma espécie de programa de rádio para a web. O formato surgiu na década passada e desde então tem se popularizado ainda mais. No Android não existe nenhum programa nativo para a reprodução do conteúdo dos programas, ao contrário do iOS, porém existem diversos programas na Play Store que fazem a mesma função, como o Podcast Addict, que foi avaliado pelo 33Giga e se mostrou uma ótima opção.

Além de armazenar e gerenciar os podcasts, o Addict (que pode ser baixado aqui) é capaz de salvar canais do YouTube, o que é um diferencial interessante. Com interface simples e intuitiva, não é complicado usar ou adicionar um podcast no aplicativo. Basta clicar no símbolo “+” na parte superior direita e na próxima tela selecionar uma das opções desejadas. É possível assinar um programa somente pesquisando ele em “motor de busca”, ou adicionando manualmente em “adicionar feed RSS ou canal do YouTube”. Nesta segunda opção é necessário copiar o feed no site do podcast desejado e colar no aplicativo para realizar a assinatura.

Crédito: Reprodução
Podcast Addict
Tela inicial do Podcast Addict exibe todos os programas assinados.

Todos os programas que foram procurados no aplicativo pela reportagem, foram encontrados sem dificuldade. Para encontrar novos episódios é só atualizar o cast desejado que eles serão exibidos. Há também a opção de atualização automática nas configurações, sendo possível também configurar se o programa pode baixar pelas redes móveis, ou se o download será feito só por redes Wi-fi, que é o recomendável.

Na execução dos episódios o Podcast Addict funciona bem. Ele responde com precisão até os comandos feitos pelo fone de ouvido, o que é ótimo, já que muitas pessoas escutam os programas enquanto andam pela rua. Outra função interessante é o “modo carro”, que aumenta o tamanho dos botões de “play/pause” e “avançar/retroceder” para facilitar quem deseja usar o programa enquanto dirige, mas quer se manter concentrado na direção, o que é sempre o recomendável.

O convívio com o aplicativo é agradável, sendo que raramente ele apresenta algum problema, como fechamento inesperado ou travamentos. Porém, por algumas vezes, esses bugs foram percebidos, mas nada que afete a experiência com o Podcast Addict. Os anúncios que as vezes incomodam na versão gratuita, podem ser removidos por R$ 11,49 na premium. Porém mesmo que esses defeitos atrapalhem um pouco, o Addict é uma excelente opção no Android para os amantes dos podcasts.

Menu