Apps & Software
Opera ganha versão nativa para Windows em Arm
- Créditos/Foto:Divulgação/Opera
- 16/Maio/2024
- Da Redação, com assessoria
O Opera lançou uma versão nativa para Arm – conjunto de arquiteturas para processadores – com suporte da equipe de App Assure da Microsoft e da Qualcomm Technologies. Esta nova versão oferece mais que o dobro da velocidade em sistemas Windows baseados em Arm, e chega antes dos produtos alimentados pela plataforma Snapdragon X Elite.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Com os próximos processadores baseados em Arm para PC perto de serem lançados para o mercado, a Opera está comprometida em oferecer uma experiência aprimorada nos dispositivos Windows disponíveis. Isso garante que os usuários tenham uma opção de última geração para seu navegador de desktop ao usar seus computadores com Snapdragon.
“O Windows é nosso maior público, então proporcionar a melhor experiência possível nos dispositivos alimentados pelo Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus é nossa principal prioridade”, diz Krystian Kolondra, EVP Browsers and Gaming na Opera. “Com esta versão nativa do Opera para Arm, os usuários experimentarão um aumento de desempenho – isso significa navegação mais rápida e uma percepção mais responsiva em todos os aspectos.”
Opera no Snapdragon, uma combinação ideal para IA
A versão otimizada para Snapdragon do navegador Opera oferece desempenho ultrarrápido nas máquinas mais velozes disponíveis no mercado. Com ajuda da poderosa arquitetura Arm, também amplifica as capacidades de IA do Opera, o que traz aos usuários o browser mais inteligente e responsivo até o momento.
Recursos centrados em IA do Opera, como a possibilidade de baixar Modelos de Linguagem Local (LLMs), terão um aumento significativo de desempenho em sistemas Windows baseados em Snapdragon. Este incremento de potência vem das Unidades de Processamento Neural (NPUs) do Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, que são blocos de processadores especializados projetados para lidar eficientemente com tarefas de IA.
Com um sistema baseado no Snapdragon, os usuários que executam Modelos de Linguagem Local em suas máquinas experimentarão tempos de processamento mais rápidos e ganharão velocidade nos treinamentos e análises de seus dados de linguagem personalizados. Isso se traduz em resultados mais responsivos e precisos, melhorando a eficácia geral dos LLMs para tarefas como geração de texto, análise de sentimento ou comandos de voz personalizados.
Máquinas equipadas com Snapdragon oferecem uma vida útil de bateria significativamente maior e permitem, dessa maneira, que o usuário navegue por mais tempo com uma única carga. Esta vantagem vem do design construído para eficiência energética dos processadores. Seu conjunto reduzido de instruções (RISC) único é otimizado para desempenho, o que resulta em um sistema mais eficiente e duradouro.
A versão otimizada para Snapdragon do Opera estará primeiro disponível na versão de desenvolvedor do navegador e permitirá que os adotantes iniciais a experimentem nos novos dispositivos Windows que vêm com este processador de arquitetura Arm. Para acessar esta versão do Opera, você precisará baixar a versão Developer do navegador em um dispositivo Windows equipado com Snapdragon.