Por que algumas músicas aparecem indisponíveis no Spotify? Por que algumas músicas aparecem indisponíveis no Spotify?

O Spotify possui mais de 40 milhões de músicas e podcasts em seu acervo e mais de 3 bilhões de playlists. Mesmo assim, quem usa o serviço de streaming nas versões desktop e navegador pode, às vezes, se deparar com faixas acinzentadas e que não podem ser reproduzidas. Essa indisponibilidade, entretanto, não é totalmente culpa da plataforma.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

músicas-indisponíveis-no-SpotifyA questão de disponibilidade das músicas está atrelada aos detentores dos direitos autorais das obras, sejam as gravadoras ou os próprios artistas. Cabe aos proprietários qualquer decisão de quando e quais faixas estarão disponíveis no Spotify e até outros serviços de streaming.

Quando uma música que estava disponível no catálogo sai de forma repentina, isso significa que o contrato entre as partes terminou ou a propriedade mudou de mãos. É papel do Spotify tentar renegociar com os detentores para obter novamente o direito de reprodução. Caso não cheguem a um acordo, as músicas ficam cinza, não clicáveis.

O que também pode ocorrer é ter certas faixas disponíveis apenas em determinados países. Isso porque o contrato é territorial. Um exemplo é a trilha sonora “Almost Alice”, do filme “Alice no País das Maravilhas”. Lançado pela Buena Vista Records, o álbum inteiro pode ser ouvido nos Estados Unidos. No Brasil, entretanto, só é possível reproduzir canções que foram lançadas como singles pelos artistas que fazem parte da coletânea.

Quem é usuário da versão premium do Spotify tem direito, sim, a pressionar a liberação das músicas. Mas é necessário fazer da forma correta. A ideia não é cobrar apenas o Spotify, mas, também, diretamente os detentores dos direitos autorais das obras, seja via redes sociais, site oficial ou outro meio de comunicação.

Leia mais
10 dicas para aproveitar o Spotify ao máximo
Visualify mostra músicas e artistas mais reproduzidos em seu Spotify
Descubra faixas, discos e artistas mais ouvidos de todos os tempos no Spotify

Já que o assunto é Spotify, conheça as músicas que ultrapassaram 1 bilhão de reproduções na plataforma:

 
 
<
>
Menu