Tags

Notícias

Radiohead: algoritmo aponta qual é a música mais triste da banda

12 agosto, 2019
Bianca Bellucci

Radiohead é conhecido como uma “banda triste” – fama que, inclusive, incomoda o vocalista Thom Yorke. Mas a alcunha não é infundada. Temas como depressão, suicídio e fim de relacionamentos são frequentes. Tanto é que um analista de dados norte-americano decidiu usar um algoritmo para descobrir qual a faixa mais triste da discografia.

Leia mais
Daddy’s Car e Mister Shadow: escute as canções compostas pela inteligência artificial da Sony
Compressorhead: conheça a banda de rock formada por robôs
Site resgata quais foram as mulheres pioneiras do rock

Charlie Thompson usou duas bases de dados para realizar sua pesquisa. O algoritmo do Spotify foi utilizado para analisar fatores como a dançabilidade, a energia e a positividade das faixas do Radiohead. Já o algoritmo do site Genius Lyrics, que agrega letras de músicas, foi usado para identificar palavras-chave, como “quebrado”, “queda”, “matar” e “abandonar”.

A partir destas informações, o analista descobriu que a música mais triste do Radiohead é True Love Waits. A canção foi escrita por Yorke para sua ex-esposa, Rachel Owen. Embora tenha sido feita em 1995, apareceu na discografia da banda apenas em 2001, em uma versão ao vivo. A faixa de estúdio só foi gravada em 2016.

No pódio das músicas mais tristes, também aparecem Give Up The Ghost, Motion Picture Soundtrack e Let Down. Agora, a canção mais feliz do Radiohead, de acordo com o algoritmo de Thompson, é 15 Step.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Fã de rock? Veja filmes e documentários que abordam o gênero e estão disponíveis na Netflix:

Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdo.