Ciência
Mosquitos: como escolher o repelente ideal e minimizar exposição

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 25/Março/2025
- Da Redação, com assessoria
Escolher o repelente certo pode fazer toda a diferença na proteção contra mosquitos, especialmente durante o verão, quando esses insetos são mais frequentes. Os repelentes variam em ingredientes ativos e níveis de proteção, sendo que substâncias como DEET e Icaridina (Picaridina) são amplamente recomendadas por autoridades de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Para entender cada uma das opções de produtos, a SC Johnson, uma das maiores fabricantes mundiais de repelentes de insetos e produtos domésticos para controle de pragas, como OFF! e Exposis, explica um pouco sobre cada um dos ingredientes:
- O DEET é um dos ingredientes mais estudados e eficazes, disponível em diversas concentrações – quanto maior a porcentagem, maior o tempo de proteção.
- A Icaridina se destaca pelo toque seco e por não danificar tecidos, sendo uma opção confortável e eficaz. Esse ingrediente também pode ser usado em bebês a partir dos três meses de idade, a depender da concentração.
Independentemente do ingrediente escolhido, a eficácia do repelente depende do uso correto e da reaplicação conforme as instruções do rótulo. Para garantir ainda mais proteção contra os mosquitos, a SC Johnson, que também é detentora do Centro SC Johnson para Ciência de Insetos e Saúde da Família – um dos maiores centros privados de pesquisa em entomologia urbana do mundo –, compartilha orientações essenciais para minimizar a exposição aos insetos dentro e fora de casa:
1. Remova a água parada
Os mosquitos se reproduzem em água parada. Então, removê-la de sua casa e de áreas de alta circulação pode reduzir o número de insetos. Calhas de chuva, baldes, pneus ou fontes com água parada são possíveis locais de reprodução.
2. Evite atividades ao ar livre sem uso de repelentes
Embora os mosquitos possam picar a qualquer hora do dia, eles são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Com isso em mente, programe suas atividades garantindo o uso de repelentes, principalmente nesses períodos.
3. Aplique repelente
Aplicar o repelente corretamente é ideal para se prevenir de picadas de mosquitos. Antes de usar, sempre leia o rótulo do produto e siga as instruções para um uso seguro e eficaz.
Os repelentes estão disponíveis em diferentes formatos, como loções, sprays e aerossóis, e podem conter ingredientes ativos como DEET ou Icaridina, entre outros, altamente recomendados por autoridades de saúde. Eles devem ser aplicados na pele exposta para evitar picadas de mosquitos.
Além disso, alguns repelentes podem não ser compatíveis com determinados tecidos, como rayon, spandex, acetato e outros materiais sintéticos. Por isso, lembre-se de verificar as instruções no rótulo antes de aplicá-los sobre a roupa.
4. Use roupas apropriadas
As roupas podem ajudar a reduzir as picadas de mosquito, agindo como uma barreira entre a pele e o inseto. Quando o clima permitir, use calças e blusas de manga compridas e meias ao ar livre. Além disso, considere usar roupas de cores claras, pois os mosquitos podem ser mais atraídos por cores escuras.
5. Tenha repelentes de ambiente por perto para manter os mosquitos afastados
Repelentes de ambientes são usados para reduzir o contato entre humanos e mosquitos em uma área ampla, incluindo salas ou quartos. Existem muitos tipos desse produto, com características distintas. Então, é importante ler o rótulo individual cuidadosamente antes de selecionar um produto que seja adequado para sua família.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga