Tags

Dicas

MSN, ICQ, mIRC: relembre sistemas de bate-papo que antecederam o WhatsApp

5 maio, 2017
Bianca Bellucci

O WhatsApp é o aplicativo mais popular para trocar mensagens pela internet. Já são mais de 1 bilhão de usuários e 42 bilhões de textos trocados por dia, de acordo com dados oficiais. Tanta popularidade fez com que os antigos programas de conversa fossem esquecidos. MSN, ICQ e muitos outros estão adormecidos na memória dos internautas. Mas o 33Giga faz questão de lembrar cinco mensageiros que o WhatsApp aposentou. Confira a lista!

Leia mais
Franz: serviço de bate-papo reúne Skype, Hangouts, WhatsApp, Messenger e diversos comunicadores
Quer saber as novidades do WhatsApp antes de todos? Faça parte da equipe de testadores
5 aplicativos para fazer ligações gratuitas pelo smartphone

MSN
Lançado em 1999 como Windows Live Messenger, rapidamente o programa se tornou bem famoso entre os mais jovens. Além de conversar, era possível enviar fotos, músicas e iniciar partidas de jogos com os amigos. A popularidade foi tanta que até existiam sites especializados em avatares e emoticons para usar no bate-papo. Mesmo com tal força, a plataforma foi descontinuada pela Microsoft em 2013 e seus usuários foram obrigados a migrar para o Skype.

Yahoo! Messenger
Embora tenha nascido antes do MSN, mais precisamente em 1998, este programa é conhecido por rivalizar com a plataforma da Microsoft – e sair perdendo. O maior diferencial do Yahoo! Messenger é que ele foi o primeiro a integrar mensageiro com e-mail. Ainda na ativa, é possível usá-lo pela sua versão em aplicativo para Android e iOS, além de desktop e web.

ICQ
Criado em 1996 por quatro jovens israelenses, o ICQ nasceu com o objetivo de possibilitar a comunicação instantânea entre usuários do Windows. Só no primeiro ano, o programa conquistou um milhão de fãs. Seu layout era simples e cada conta era identificada por um número. Mesmo com a popularidade diminuída, a plataforma continuou firme e forte. Hoje, é possível usar o ICQ em dispositivos móveis – embora você deva ter sorte para encontrar amigos online.

Google Talk
A versão beta do comunicador do Google chegou ao mercado em 2005. Ele até fez sucesso por um tempo por causa de sua interface clean e fácil de usar. Só que alguns ajustes fizeram com que o mensageiro fosse cada vez mais esquecido. Entre eles: a junção com o Gmail e o lançamento do Hangouts. Curiosamente, o GTalk – como é carinhosamente chamado – continua online. Pelo menos até meados de junho, quando será descontinuado pela empresa.

mIRC
Percursor das comunidades do Orkut e grupos do Facebook, o mIRC era um programa de chat em que você podia entrar em uma sala de um assunto específico e conversar com pessoas do mundo todo. Criado em 1995, mas popularizado em meados dos anos 2000, o mIRC também permitia que os usuários compartilhassem arquivos. Embora tenha perdido sua força, ele continua online. Inclusive, é o favorito entre a comunidade de software livre que ainda se encontra para compartilhar descobertas.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.