Tags

Corporativo

GitHub: confira as linguagens de programação mais usadas no Brasil (e no mundo)

Créditos: DepositPhotos

Profissionais de programação estão vendo crescer sua demanda. Com ela, as particularidades de cada projeto.

Leia mais: 
Qual o melhor serviço de streaming de vídeos disponível no Brasil?
TV a cabo na internet: veja opções de streaming a partir de R$ 9,90
Netflix: o que entra e o que sai do streaming em breve

Embora o mercado sul-americano tenha contribuído com apenas 6% do número total de programadores em todo o mundo, em comparação com a América do Norte e Ásia que, juntas, tiveram 60% dos desenvolvedores de software contribuindo com código, esta região foi a que mais cresceu em comparação com o ano anterior.

#4 – HashiCorp Configuration Language (HCL)

A HashiCorp Configuration Language (HCL) é de configuração exclusiva, projetada para ser usada com ferramentas HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas. Embora pretenda ser útil para finalidades gerais, e na criação de linguagens que sejam amigáveis tanto para pessoas quanto para máquinas, para uso com ferramentas de linha de comando, é voltada principalmente para ferramentas de desenvolvimento, servidores, etc.

#5 – Elixir

A Elixir surgiu em 2014 e é uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo. É uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM), cujo principal objetivo é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.

Observando essas tendências e as mudanças ao longo dos anos, uma coisa é certa: o mercado da programação está cada vez mais resiliente e atento para as ferramentas que vão permitir que a experiências do desenvolvedor se torne mais simples e rápida.

Veja, agora, o ranking das cinco principais linguagens de programação mais utilizadas no mundo

  1. Javascript
  2. Python
  3. Java
  4. Typescript
  5. C#
Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.