Limpeza de celular: confira dicas para deixar seu telefone mais rápido Limpeza de celular: confira dicas para deixar seu telefone mais rápido

Por mais que o desempenho dos smartphones tenha aumentado muito nos últimos anos, em algum momento de sua vida útil os gadgets deixam de exibir o vigoroso desempenho que tinham no início, ficando mais lentos e, algumas vezes, instáveis. O baixo desempenho pode ocorrer por diversos motivos, mas tem solução. Com uma limpeza de celular é possível deixar os aparelhos mais rápidos em apenas alguns passos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Deixe o cache limpo

Uma dica útil é procurar sempre limpar o cache dos aplicativos. É que, ao utilizar um programa, ele acaba deixando um rastro de dados na memória do smartphone. Quanto maior esse depósito, pior será o desempenho do aparelho.

Para realizar a limpeza online no Android é simples. Basta acessar as configurações do aparelho, ir em “Armazenamento e USB” e depois em “Interno”. Selecione a opção “Dados em Cache” e dê “OK” para realizar a limpeza.

No caso do iOS, o procedimento é um pouco mais complicado. De maneira oficial, e recomendada, só é possível fazer essa limpeza desinstalando e reinstalando o aplicativo outra vez. No entanto, o navegador Safari pode ter seus dados limpos, bastando seguir o trajeto: Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites > Limpar Tudo.

2. Cuidado com fotos e vídeos

Com câmeras cada vez mais avançadas, fotografar e filmar com o celular já se tornou comum. O problema é que estas mídias ocupam um bom espaço da memória. Por isso, fazer a limpeza desses itens é recomendável. Além de apagar o conteúdo recebido via WhatsApp e outros mensageiros, uma boa é fazer o backup das fotos na nuvem. Serviços, como o Dropbox ou Google Drive, podem ajudar a aliviar a memória dos aparelhos.

3. Aplicativos desnecessários

Outra dica básica, mas fundamental para a limpeza de celular, é apagar aplicativos não utilizados com frequência. Ao restringir a quantidade de apps instalados no dispositivo, você evita que programas que não são mais úteis prejudiquem o desempenho do aparelho.

4. Versões lite de aplicativos

Instalar versões mais leves de aplicativos essenciais também pode ajudar na limpeza de celular. Facebook, Twitter e YouTube são alguns que possuem uma versão que exige menos desempenho do celular, além de consumirem menos dados móveis. O navegador Opera Mini é outro. Clique aqui e saiba mais sobre as versões lite.

5. Jogos pesados

Caso seu aparelho não seja muito potente, não é recomendado instalar jogos que exijam muito do processador. Apesar de existirem games com visuais realmente empolgantes para celulares, é melhor ter calma na hora de baixá-los, até mesmo para não se frustrar com travamentos e perda de desempenho do aparelho.

6. Aplicativos para limpeza de celular

Se você acha que seguir cada etapa da limpeza de celular vai consumir muito tempo, saiba que existem aplicativos que fazem isso automaticamente.

O Files Go, por exemplo, é um app de limpeza que funciona – e muito bem, obrigado. Após a instalação, ele faz uma rápida varredura no celular e informa ao usuário o que está ocupando espaço desnecessário. E tudo separado em categorias: Mídia e memes em baixa resolução, Arquivos duplicados, Apps não usados, Arquivos temporários e Arquivos grandes. Este app para limpar a memória do celular está disponível apenas para Android.

Agora, para limpar um celular lento da Apple, a dica é o aplicativo Battery Saver. Isso porque ele elimina todas as tranqueiras que comprometem o desempenho de sua bateria. Para fazer a limpeza basta ir para a aba “Disk” e clicar em “Clean Junk”. Pronto! O app abrirá espaço em seu iPhone. É importante destacar que este programinha está em inglês.

Leia mais
4 sinais de que seu smartphone precisa de um update
Internet lenta? Confira truques para melhorar sua navegação no celular
Veja como fazer a limpeza de mídias no WhatsApp

Aproveite também para conferir todos os eletrônicos testados pela equipe do 33Giga:

 
 
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>
Menu