Notícias
Limite, de Mário Peixoto, tem exibição gratuita em SP

- Créditos/Foto:Divulgação / Museu da Língua Portuguesa
- 18/Março/2025
- Da Redação
O Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu da Língua Portuguesa, exibe gratuitamente o longa-metragem Limite no dia 20 de março, a partir das 19h, no Pátio B.
Localizado no icônico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A curadoria da iniciativa é do Soberano – Rua do Triunfo, que celebra o primeiro ano de sua reabertura na chamada Boca do Lixo, histórico polo cinematográfico na região da Luz, na capital paulista.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Limite, único filme do diretor Mário Peixoto, foi lançado em 1931 em uma sessão na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Com uma narrativa sobre o tempo e linguagem experimental, o título causou polêmica em seu lançamento e décadas depois se tornou um filme cultuado por cinéfilos brasileiros.
A versão exibida no Museu da Língua Portuguesa foi digitalizada a partir do restauro da película 35mm, um trabalho realizado pela Cinemateca Brasileira, que apoia a edição de março do Luz na Tela. A digitalização do filme contou com o apoio dos cineastas Walter Salles e Martin Scorsese.
Na trama, duas mulheres e um homem estão à deriva em um pequeno barco. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. Enquanto suas narrativas ganham corpo, a situação dentro do barco se esfacela. A produção ocupa o 1º lugar na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Cinema no Museu
Com curadoria do Soberano – Rua do Triunfo, o Luz na Tela consolida o Museu da Língua Portuguesa como um lugar de cinema democrático no centro histórico da capital paulista – o projeto surgiu a partir do relacionamento com outras instituições, moradores da vizinhança e pessoas em situação de rua. A iniciativa ganhou o selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo.
Desde a sua primeira edição, em abril de 2024, o projeto exibiu os seguintes filmes:
- Minha Mãe É uma Peça (fevereiro de 2025),
- Divertida Mente (janeiro de 2025, dentro da programação da Estação Férias),
- Lisbela e o Prisioneiro (dezembro),
- Super Xuxa contra o Baixo Astral (novembro),
- Pele de Vidro (outubro, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo),
- O Bandido da Luz Vermelha (setembro),
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (agosto),
- King Kong (julho),
- Jeca Tatu (junho),
- Diálogos com Ruth de Souza (maio),
- Luzes da Cidade (abril).
Os filmes são exibidos em uma tela de 4 x 2,3 metros. O público pode assisti-los em cadeiras e bancos espalhados pelo Pátio B. Mesmo em caso de chuva, a sessão é mantida por acontecer em um local coberto. Há sempre distribuição gratuita de pipoca e refrigerante.
SERVIÇO
Luz na Tela de março – Exibição do filme Limite
Dia 20 de março (quinta-feira), às 19h
No Pátio B (mesmo em caso de chuva, a sessão acontece: espaço coberto)
Grátis (com distribuição de pipoca e refrigerante)
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro Histórico de São Paulo