Tags

Notícias

Last.fm e Brazzers têm dados vazados na internet; saiba se você foi atingido

6 setembro, 2016
Bianca Bellucci

A internet sofreu dois golpes de uma só vez. Isso porque os dados de usuários do Last.fm (site de música) e do Brazzers (portal de conteúdo adulto) foram vazados na internet. Em ambos os casos, as informações foram coletadas há mais de três anos, mas só agora vieram à tona. Os serviços recomendaram mudar as senhas para garantir a segurança de sua conta.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

No caso do Last.fm, um vazamento ocorrido em março de 2012 colocou em risco exatamente 43.570.999 senhas de usuários. O serviço de música armazenava hashes de senhas em MD5, algoritmo ultrapassado e que facilitou a ação dos hackers. As informações vazadas foram e-mail e senha, além da data em que os usuários criaram suas contas. Curiosamente, mais de 255 mil códigos levavam a sequência “123456”.

Já os dados de quase 800 mil usuários do Brazzers que caíram na rede foram coletados em abril de 2013. De acordo com o site Motherboard, uma falha de segurança no vBulletin, sistema por trás do fórum, teria auxiliado na invasão. Além do endereço e senha para acessar o site, também foram divulgadas mensagens trocadas no site de conteúdo adulto.

Uma forma de saber se você foi atingido por estes vazamentos e outros que já ocorreram na internet é acessar o Have I Been Pwned?, site que descobre se seus dados foram roubados em crimes virtuais. Lá, estão reunidos mais de 130 páginas que já apresentaram brechas e mais de 1 bilhão de contas divulgadas. Para saber mais sobre o serviço e descobrir se sua privacidade foi invadida, clique aqui.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.