Tags

Apps & Software

Instagram lança recurso de prevenção ao suicídio; saiba como funciona

Créditos: lorenkerns via Visual Hunt / CC BY
21 outubro, 2016
Marcella Blass

Na última terça-feira (18), o Instagram anunciou a adição de um recurso de prevenção ao suicídio em sua plataforma. O objetivo da novidade é permitir que os usuários ajudem a intervir de maneira anônima caso percebam um comportamento perigoso por parte de seus amigos na rede social.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Quando um usuário tem uma de suas postagens relatadas por amigos, ele vai receber um aviso do aplicativo com a mensagem “alguém viu um de seus posts e pensa que você pode estar passando por um momento difícil. Se você precisar de apoio, nós gostaríamos de ajudar”. A rede social também oferece a possibilidade de o usuário conversar com especialistas e receber dicas.

De acordo com Marne Levine, COO da rede social, a plataforma entendeu que os amigos e família muitas vezes querem oferecer ajuda, mas nem sempre sabem a melhor maneira de fazê-lo.  “Essas ferramentas são projetadas para que o usuário saiba que existe uma comunidade que se preocupa com ele”, conta.

Para criar uma linguagem adequada para o recurso, o Instagram contou com a colaboração de pessoas que já sofreram com distúrbios, além da assistência da National Suicide Prevention Lifeline e da National Eating Disorders Associativon. Em entrevista à revista norte-americana Seventeen, a empresa disse que procurou as entidades depois de ouvir especialistas em saúde mental e ser informada de que “o alcance de um ente querido pode fazer uma diferença real para aqueles que podem estar em perigo”.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.