Corporativo
Ingram Micro Brasil: Engage Experience promove inovação
- Créditos/Foto:Divulgaçâo
- 08/Outubro/2025
- Da Redação
Os principais nomes da indústria de tecnologia marcaram presença no Engage Experience 2025, evento de inovação realizado pela Ingram Micro Brasil em São Paulo. A edição deste ano foi dedicada aos temas inteligência artificial, inovação e negócios, e reuniu cerca de 2.500 profissionais, consolidando-se como um dos principais encontros nacionais da área.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Sob o tema “Sintonize com o novo. Dê o play no futuro”, o evento trouxe a música como fio condutor, integrando conteúdo técnico a experiências sensoriais inspiradas na harmonia e diversidade dos instrumentos de uma orquestra.
A programação contou com diversos painéis com as falas de executivos de grandes empresas.
Entre eles estiveram:
- Arnaldo Aimola (Brazil Specialists Country Leader da AWS),
- Marcelo Braga (CEO da IBM Brasil),
- Ricardo Mucci (presidente da Cisco Brasil),
- Ricardo Kamel (Managing Director da HP Inc Brazil),
- Fabiano Ornellas (Partner Ecosystem Sr. Director – Latam da Dell Technologies),
- Priscila Lahan (presidente da Microsoft)
- Frederico Tostes (Country Manager da Fortinet).
Representantes da Adobe, HPE Aruba, Google, Intel, Leyard, Lenovo, Logitech, Ominissa, Oracle e Red Hat também participaram do evento.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Apresentado pelas jornalistas Sheila Magalhães e Carla Bigatto, o encontro teve como destaque a palestra do economista Ricardo Amorim, anunciado como “o maestro da economia e inovação”. O estrategista de mercado analisou os impactos do tarifaço de Trump na economia brasileira e previu um cenário otimista para o Brasil nos próximos anos.
“A inteligência artificial é uma das maiores transformações da história, como foi a eletricidade na Revolução Industrial. O que estamos vivendo é só o começo, vem uma mega revolução por aí. Quem não aprender a usá-la ficará para trás. Competir no mercado sem IA hoje é como estar a pé numa corrida automobilística. Temos de usar e abusar da IA. O mundo é digital, digital e digital”, disse ele.
Na parte da tarde, o Painel de Mulheres, dedicado às profissionais de tecnologia, mediado por Carla Bigatto (jornalista da Band News FM), contou com as participações de Andrea Cerqueira (Microsoft), Nayana Amorim (AWS) e Sandra Vaz (Red Hat), que discutiram a usabilidade e a sustentabilidade da inteligência artificial.
Já o painel ‘Marcas com Propósito: Como Tecnologia, Cultura e Experiências Estão Redefinindo o Marketing Moderno’, reuniu os líderes de marketing Barbara Toscano (Lenovo), Mariana Lemos (IBM) e Welington Sousa (Ingram Micro) para debater a transformação cultural das marcas.
“Marketing não é apenas dados; são os seres humanos também. Devemos deixar de lados a ideia de tribos, porque a mesma pessoa pertence a várias delas no mesmo dia, e a multicanalidade faz parte de sua vida. Quanto mais impactos o marketing gerar em todos os canais, melhor será para a visibilidade da marca”, ensinou Sousa.
O Engage Experience 2025 também contou com uma exposição com estandes de 46 empresas parceiras. A atração foi encerrada por um show do cantor Dinho Ouro Preto.
Troca de batuta
Flavio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Country Executive da Ingram Micro, que deixa o Brasil para assumir um novo desafio na Índia, abriu a edição deste ano apresentando sua sucessora no cargo, Carla Santos, nova CCE da subsidiária brasileira. Com 14 anos de atuação na empresa, a profissional se destaca como uma das principais lideranças em tecnologia e está plenamente integrada à equipe da Ingram Micro.
“Estou certo da sua competência e da continuidade do nosso trabalho de inovar e unir os nossos canais. Carla traz na sua bagagem experiência, esforço e mérito, e poderá acelerar a distribuição e a capilaridade da nossa empresa para gerar novos negócios.”
Ao assumir a liderança, a nova VP ressaltou a importância do momento.
“Esta data marca uma nova etapa da minha carreira. Como primeira iniciativa da minha gestão, tenho orgulho de promover um encontro que conecta pessoas e traça as tendências para os próximos anos. A inteligência artificial já impacta os negócios, por isso esta edição do Engage Experience apresenta uma visão de futuro e soluções voltadas à cibersegurança, à nuvem, à logística e à sustentabilidade”, disse Carla.
Assim como nas edições anteriores, o Engage Experience 2025 incorporou práticas de sustentabilidade em sua organização e garantiu tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todas as apresentações.
Welington Sousa, diretor de marketing para a América Latina e responsável pela produção do evento, explicou que o processo de construção envolveu oito meses de preparação do time.
“Tecnologia e música exigem orquestração. Nosso objetivo foi trazer leveza e criatividade a uma atividade normalmente vista como rígida. Por isso, associamos cada instrumento musical a um setor da tecnologia”, disse.
“Por exemplo, a percussão representa a base da sinfonia, assim como a segurança cibernética; o contrabaixo assegura a harmonia necessária para que a inovação aconteça; o saxofone adiciona cor, emoção e criatividade, como fazem as ferramentas de design. Este é o Engage Experience in Concert, um evento de negócios que apresenta inovações, mas que, acima de tudo, conecta pessoas.”
