Tags

Apps & Software

IRPF: em vez de pagar o imposto, veja como doar parte a ONGs

Créditos: DepositPhotos

Vai chegando o fim de abril e o Imposto de Renda 2022 passa ser uma das principais preocupações das pessoas físicas. O leão assusta, mas o que muitos não sabem é que parte do que devem pagar para Receita Federal pode ser destinada a projetos dos setores de cultura, esporte, assistência social (criança, adolescente e idoso) e saúde.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Aqueles que contribuem na modalidade pessoa física podem destinar à doação até 6% do Imposto de Renda 2022 devido. No âmbito de assistência social, 3% podem ser destinados para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso.

Como ainda existem muitas dúvidas sobre como realizar essa doação, o 33Giga, o Busca Voluntária e a Casa Ronald McDonald ABC elaboraram um passo a passo para destinar parte do seu Imposto de Renda 2022 a diversdas instituições.

Leia mais:
10 filmes famosos que foram proibidos em alguns países
Não quer se arrepender? Consulte estes sites de críticas antes de assistir a séries e filmes
15 filmes de comédias mais bem avaliados pela crítica para assistir nos streaming

No exemplo a seguir, será ensinado como apoiar a Casa Ronald McDonald ABC,  que oferece apoio integral às crianças e adolescentes com câncer e que realizam o tratamento nos hospitais da Grande São Paulo. No tutorial, os interessados podem doar à instituição através do FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Como doar o Imposto de Renda 2022

  1. Baixe o programa do IRPF no site da Receita Federal;
  2. Preencha toda a declaração no modelo completo. No final do preenchimento, vá na barra lateral de opções e clique em “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA” e na opção “Novo“;
  3. Selecione o tipo de Fundo, como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado de “SP – São Paulo” e o “Município de Santo André – FUMCAD Santo André”. “CNPJ: 14.451.483/0001-55”;
  4. O Programa da Receita fará o cálculo do DARF da destinação automaticamente já no limite máximo permitido. Por isso, é importante que você tenha preenchido toda a sua declaração anteriormente;
  5. A seguir, na barra lateral, entre na opção IMPRIMIR e clique em DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA para gerar o DARF da sua destinação;
  6. Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em CÁLCULO DO IMPOSTO e veja que o valor da destinação já foi considerado no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO;
  7. Realize o pagamento do DARF;
  8. Após o pagamento do DARF, envie um e-mail para financeiro@casaronaldabc.org.br anexando uma cópia do comprovante juntamente com seus dados (nome, CPF e telefone) para que a indicação da Casa Ronald McDonald ABC junto ao FUMCAD possa ser efetivada.

Aqueles que fazem sua declaração pelo modelo completo ainda podem destinar até 6% do Imposto de Renda 2022 devido no decorrer do ano, para dedução na declaração do ano seguinte. Nesta modalidade, as doações podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, diretamente na conta bancária do FUMCAD de Santo André.

Casa Ronald McDonald ABC

O propósito da Casa Ronald McDonald ABC é ser uma “casa longe de casa”, oferecendo apoio integral às crianças e aos adolescentes acometidos pelo câncer e que realizam o tratamento nos hospitais da Grande São Paulo acompanhados de suas famílias.

Durante o período do tratamento, as crianças e adolescentes ficam hospedados na Casa com um acompanhante responsável e recebem seis refeições diárias, transporte aos hospitais, apoio psicossocial, assistência social, entre outros serviços de forma gratuita.

Além disso, a instituição – que é independente e conta com apoio de instituições como Instituto Ronald McDonald e Rotary Club de Santo André – também tem como objetivo promover a oncologia infantil com diversas ações que ajudam no diagnóstico precoce e na construção de novas alas de atendimento, caso da Ala de Quimioterapia do Hospital Mario Covas, que foi financiada pelas atividades da Casa.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.