Reprodução Internet
Revolução na saúde: dispositivo faz exames médicos em minutos e sem usar seringas Revolução na saúde: dispositivo faz exames médicos em minutos e sem usar seringas

Revolução na saúde: dispositivo faz exames médicos em minutos e sem usar seringas

Dicas 4 de julho de 2017 Bianca Bellucci

Normalmente, o processo para fazer um exame médico é bem típico. O paciente deve ir ao consultório, pegar as guias, se dirigir ao laboratório e, então, realizar o procedimento. Agora, porém, um equipamento pretende revolucionar essa rotina. O Hilab é um aparelho portátil capaz de ler, em até 15 minutos, todas as informações relevantes em um exame biológico.

Leia mais
6 ferramentas online de saúde que vão melhorar sua qualidade de vida e performance
Aplicativo informa os hospitais com menor tempo de espera para atendimento
Hemogram: aplicativo quer incentivar a doação de sangue no Brasil

Criado pela curitibana Hi Technologies, o produto tem uma proposta simples. Uma gota de sangue é coletada do dedo do paciente e armazenada em uma cápsula. Em seguida, esse dispositivo é inserido dentro do Hilab, que fará a análise eletrônica e enviará os dados via nuvem para especialistas. Minutos depois, o laudo com o resultado do exame é enviado ao solicitante.

O Hilab realiza exames laboratoriais para identificação de HIV, vírus Zika, Chikungunya, dengue, hepatite, gravidez, colesterol, vitamina D, glicemia, e muito mais. Outro destaque é seu preço. Por exemplo, um exame que custa R$ 70 em um laboratório tradicional sairá por R$ 25 com o novo dispositivo.

Ainda em fase de testes, o sistema do Hilab tem como base a plataforma Azure, da Microsoft, que fornece inteligência artificial para auxiliar nas análises. A Hi Technologies conta ainda com tecnologia da Intel, além de investimentos da Positivo, que detém 50% da startup.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu