Hangouts se destaca por suporte a videoconferências Hangouts se destaca por suporte a videoconferências

Concorrente do Skype, o Google Hangouts é uma plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo. No mercado desde 2013, ele pode ser usado pelo navegador online, em um programa para desktop ou pelo Gmail, além de contar com versões para Android e iOS.

Fácil de usar, basta baixar o Hangouts e entrar com sua conta no Gmail. Vale lembrar que no caso do app para Android, ele automaticamente puxará seu login da Google Play. O mesmo acontece se você usar o Chrome conectado com uma conta no e-mail da marca.

Uma vez que o programa está conectado, você só precisa procurar por seus amigos e sair conversando. No smartphone, se a pessoa vincular o número com o aplicativo, é possível encontrá-la clicando em “+”. Outra opção é acessar Contatos e procurar pelo colega. Já nas versões para PC, vá até o campo de busca e coloque o nome do usuário. O Hangouts retornará os perfis encontrados. Clique no correto e envie o convite.

Assim que a pessoa aceitar seu convite, o bate-papo estará habilitado. Além de mensagens, um dos destaques da plataforma é a videoconferência. Crie um grupo e depois clique no ícone da câmera. Pronto! Todos os contatos serão chamados para o chat de vídeo. O legal é que, independentemente do meio, os usuários poderão participar da conversa. É até comum ver alguém usando a webcam do computador e outro com a câmera frontal do smartphone.

Uma vantagem do Hangouts é que as conversas por mensagens ficam gravadas e são exibidas em todos os meios. Então, se você usar um dia no celular e o outro no navegador, tudo estará lá. Vale destacar também que os emoticons são muito simpáticos e passam longe das carinhas redondas.

Entre os pontos negativos da plataforma estão: a versão para desktop cria um irritante atalho na tela (como se fosse as bolinhas do Messenger do Facebook no celular), não existe aplicativo para Windows Phone, e o número de pessoas que usa a rede ainda é inferior ao WhatsApp e Facebook.

Menu