Pixabay
Google oferece teste online para ajudar no diagnóstico da depressão Google oferece teste online para ajudar no diagnóstico da depressão

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados divulgados em fevereiro de 2017 apontam que o número representa 4,4% da população do planeta. Com o intuito de ajudar no diagnóstico da doença, o Google agora oferece um teste online. O questionário é baseado no PHQ-9, um dos formulários clínicos mais usados ao redor do mundo para detectar depressão.

Leia mais
Mês de prevenção ao suicídio reforça a importância de falar sobre o assunto na internet
Já assistiu a 13 Reasons Why? Conheça plataformas que dão suporte à saúde mental
Insônia, raiva, ansiedade? Conheça sites que ajudam a lidar com emoções difíceis

A ferramenta funciona da seguinte forma: toda vez que uma pessoa pesquisa pelo termo “depressão clínica” no buscador, a opção de realizar o teste PHQ-9 aparece. O questionário possui nove perguntas simples e resulta em uma nota de 0 a 27. Quanto maior a pontuação, pior o estado depressivo do internauta.

O intuito do Google de oferecer informações diretamente no buscador é de manter os usuários por mais tempo na página. Assim, a companhia evita que eles cheguem a conteúdos de baixa qualidade sobre o assunto. Aliás, para ser mais assertivo nessa proposta, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com a NAMI, entidade sem fins lucrativos que busca auxiliar no combate a doenças mentais.

Por mais interessante que seja o recurso, ele está disponível apenas para os Estados Unidos. Enquanto ele não chega ao Brasil, você pode realizar o PHQ-9 no site da iFightDepression, uma iniciativa do consórcio Aliança Europeia Contra a Depressão (EAAD). Vale destacar que o teste não é um diagnóstico definitivo. O internauta precisa consultar um médico para mais informações sobre a depressão.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Menu