Tags

Notícias

Novo golpe no WhatsApp usa falsa promoção da Nespresso para atrair vítimas

Créditos: lukas.b0 via Visualhunt / CC BY-NC-SA
7 julho, 2017
Da Redação, com assessoria

Campanhas maliciosas estão se tornando comuns no Whatsapp. A ESET, fornecedora de soluções de segurança, alerta para o novo golpe que utiliza uma falsa promoção da Nespresso. Disseminado apenas pelo aplicativo de mensagens, a ação promete que o usuário será presenteado com uma máquina de café.

Leia mais: 
Ameaças financeiras: um em cada dois ataques de phishing visa roubar seu dinheiro
Conheça os principais golpes no WhatsApp e como cada um afeta a sua segurança

No golpe, o internauta é induzido a convidar 10 amigos ou grupos do WhatsApp para conseguir resgatar a máquina de café. Como os cibercriminosos são bonificados pela quantidade de pessoas atingidas, o objetivo é conseguir o maior número de inscrições em serviços não solicitados pelas vítimas. No momento em que a pessoa clica para fazer o resgate, é redirecionada para uma plataforma de publicidade com esse tipo de serviço.

“Estes golpes estão se tornando cada vez mais comuns, mas mesmo assim ainda acaba pegando muita gente. É importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo”, ressalta Camillo Di Jorge, presidente da ESET.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.