Ciência
Fone de ouvido em excesso pode causar até surdez, alerta professor de fonoaudiologia
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 04/Novembro/2025
- Da Redação, com assessoria
Você já se pegou usando fones de ouvido o dia todo, no trabalho, na rua, na academia e até na hora de dormir? Parece inofensivo, mas esse hábito, cada vez mais comum, pode trazer consequências para a saúde auditiva. É o que alerta o fonoaudiólogo e professor do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário IBMR, Reynaldo Lopes.
Conforme o docente, os efeitos do fone de ouvido em excesso vão muito além do desconforto e merecem atenção agora, antes que se tornem irreversíveis. Isso mesmo que você leu: esse hábito pode fazer com que você fique surdo. Acompanhe as orientações e mude este costume enquanto é tempo.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
1. Quais são os três principais problemas de quem usa fone de ouvido em excesso ?
“Exposição a ruído que progressivamente pode levar a perdas auditivas importantes, zumbido e enjoo generalizado”, destaca Lopes. Esses sintomas, muitas vezes ignorados, são os primeiros sinais de alerta de que algo está errado.
2. Quanto tempo é seguro usar fone de ouvido por dia?
“Isso é variável. Desde que não ultrapasse intensidades acima de 60 decibéis (equivalente ao som de duas pessoas conversando calmamente, em um local silencioso, por exemplo) a sugestão segura é o uso de fones de ouvido no máximo de três horas por dia e com intervalos de 30 minutos sem uso”, orienta o professor.
3. Com os fones sem fio, como lembrar de fazer pausas?
Segundo Lopes, é preciso reforçar a conscientização. “É importante promover campanhas educativas que demonstrem os riscos da exposição intensa e sistemática ao ruído sonoro, em que fique claro os perigos de perda auditiva, que compromete o entendimento de conversas cotidianas e coloca em risco a vida daqueles que as têm, pois perdem os sinais de alertas de buzinas ou sirenes que ajudam na autoproteção no dia a dia.”
4. Dormir com fone de ouvido faz mal?
“Sim, pois perdemos o controle da exposição durante o sono e esta poderá promover perdas auditivas progressivas e irreversíveis”, alerta o especialista.
5. Usar o fone por muito tempo, mas com volume baixo, também pode prejudicar?
“Som baixo em fones é uma escolha melhor, mas, mesmo nesta opção, o hábito pode prejudicar a audição. É como foi explicado: quando o uso é sistemático e contínuo (mais de três horas por dia e sem intervalos de 30 minutos), ele promove perdas auditivas sérias”, frisa Lopes.
6. O que é pior: a poluição sonora das ruas ou o fone no volume alto?
“Ambas as exposições são prejudiciais, mas no trânsito de grandes cidades, você pode diminuir a exposição fechando o vidro do veículo. O fone é pior, pois o usuário, para se isolar do ruído externo, intensifica a exposição de sons diretamente no ouvido interno. Com isso, há o somatório de estímulos sonoros que aumentam o risco de perda auditiva irreversível”, argumenta o professor do IBMR.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
