Carros & Mobilidade
Tudo o que você precisa saber antes de financiar um carro

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 12/Fevereiro/2025
- Da Redação, com assessoria
O sonho de ter ou trocar de carro pode parecer distante para quem não pode pagar o preço à vista. Com isso, o financiamento surge como uma solução que torna a compra possível. No entanto, o valor final a ser pago depende de diversos fatores, como a taxa de juros aplicada, o investimento da entrada, o prazo de pagamento e o perfil do comprador.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
“Com uma análise cuidadosa e uma escolha bem planejada, é possível financiar o carro dos sonhos sem sobrecarregar o orçamento. O segredo está em compreender as condições do financiamento e ajustar as parcelas de acordo com sua realidade financeira”, comenta Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
O valor final de financiamento de um veículo depende de vários elementos. Um dos principais fatores é a marca e o modelo do carro. “Automóveis de marcas premium ou modelos com mais tecnologia tendem a ter preços mais altos, o que aumenta o montante financiado”, explica.
A motorização e o tipo de tração também têm impacto significativo. “Modelos híbridos, elétricos ou com tração integral podem custar mais e refletir em um financiamento mais alto”, ressalta Furtado.
Outros aspectos, como o ano de fabricação do veículo e os itens de série (como central multimídia, sensores e piloto automático), também podem elevar o custo total.
A taxa de juros praticada pelas instituições financeiras é um fator que influencia diretamente o valor final das parcelas. “Ela pode variar conforme o perfil de crédito do comprador e as condições do mercado. Por isso, é importante fazer uma pesquisa detalhada antes de fechar negócio”, aconselha.
Em 2025, para obter um financiamento de um veículo, o comprador precisa atender a algumas exigências das instituições financeiras. Entre os principais requisitos, estão a comprovação de renda, a qual pode ser feita por meio de holerites, extratos bancários ou declarações de Imposto de Renda, e a análise de crédito, que avalia o histórico financeiro do cliente.
Além disso, muitas financeiras exigem um valor de entrada, que pode variar entre 10% e 50% do valor do veículo. “Quanto maior a entrada, menores serão as parcelas e os juros pagos durante o financiamento. O comprador também deve ter no mínimo 18 anos e ter sua documentação regularizada”, pontua.
Embora a maioria das instituições financeiras exijam um pagamento inicial, algumas oferecem a possibilidade de financiar até 100% do valor do carro. Contudo, vale lembrar que, nesse caso, as taxas de juros tendem a ser mais altas, o que pode resultar em um custo total maior. “Apesar de não ser obrigatória, a entrada pode ser uma estratégia para reduzir os prazos, as taxas e o valor financiado e facilitar o pagamento das parcelas”, finaliza o superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10