33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Fim da tela azul: Microsoft aposenta recurso após mais de 30 anos

A Microsoft anunciou, em comunicado oficial, o fim da tela azul – recurso que força a reinicialização do computador em caso de erro grave do sistema operacional. A nova versão terá fundo preto e exibirá a mensagem: “Seu dispositivo apresentou um problema e precisa ser reiniciado”, acompanhada de uma barra de progresso da conclusão na parte inferior. O display também trará detalhes técnicos sobre o erro identificado.

Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky

Além de seguir o design mais moderno do Windows 11, a nova interface vem acompanhada de melhorias no sistema de coleta de falhas, que agora permite reinicializações em apenas dois segundos, na maioria dos casos.

A empresa também anunciou o lançamento do Quick Machine Recovery (QMR), ferramenta de reparo automatizado que atua diretamente no Ambiente de Recuperação do Windows (Windows RE). O recurso foi projetado para restaurar rapidamente dispositivos que falham durante a inicialização, eliminando a necessidade de longas intervenções manuais por parte das equipes de TI. A iniciativa busca reduzir significativamente o tempo de resposta a falhas em larga escala, como as registradas após atualizações problemáticas de softwares de terceiros em 2024.

O fim da tela azul e a mudança para versão preta se dará a partir do lançamento do Windows 11, versão 24H2, previsto para ocorrer até o final de setembro.

É importante lembrar que variações da tela azul vêm sendo utilizadas desde o início dos anos 1990. Ela surgiu inicialmente no Windows 3.1 como a “tela azul da infelicidade”, que aparecia quando o atalho Ctrl+Alt+Delete era usado para encerrar programas travados. A versão mais conhecida, no entanto, foi introduzida em 1993, no Windows NT, com uma mensagem indicando que o “sistema está irrecuperavelmente morto neste ponto”.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga