PegaBot analisa perfis do Twitter e informa probabilidade de serem controlados por um robô PegaBot analisa perfis do Twitter e informa probabilidade de serem controlados por um robô

O PegaBot é uma ferramenta online que possui apenas um objetivo: analisar perfis do Twitter e dizer a probabilidade de serem controlados por um robô. A ideia por trás da plataforma é ajudar no controle das fake news, as notícias falsas que se espalham rapidamente pela internet, e trazer mais transparência para o universo online.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Como usar o PegaBot

Para descobrir se uma conta do Twitter é controlada por um robô é simples. Basta acessar o PegaBot e digitar o nome do perfil que você quer consultar. Automaticamente a ferramenta fará uma avaliação e dirá qual a porcentagem de tal conta ser comandada por máquinas.

Os critérios usados para chegar ao veredito são: o intervalo entre cada postagem, a frequência e a aleatoriedade no tempo em que as publicações são feitas, e a pessoalidade dada aos tweets. Com base nestes dados, o PegaBot dá uma nota e classifica o perfil por cores. Roxo é para indicar uma chance alta de ser controlado por robô. O amarelo indica suspeitas e o verde está liberado.

Desenvolvido por uma parceria entre o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e do Instituto Equidade & Tecnologia, o PegaBot ainda está em fase de testes. A ideia é lançar a versão definitiva antes do período eleitoral brasileiro, em outubro. Também está nos planos que a ferramenta avalie perfis do Facebook e do WhatsApp.

Leia mais
Site mostra qual a probabilidade de seu emprego ser roubado por um robô
Cientistas boicotam universidade sul-coreana que quer desenvolver robôs assassinos
Quiosque de cafés traz robô barista no lugar de atendentes

Aproveite e confira todos os eletrônicos testados pela equipe do 33Giga:

 
 
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>
Menu