Das conchas à biometria: a evolução dos meios de pagamento Das conchas à biometria: a evolução dos meios de pagamento

A necessidade de realizar pagamentos é tão antiga quanto a própria história da humanidade. Evidências indicam que há cerca de 10 mil anos a.C, ancestrais começaram a utilizar gado e outros animais como moeda nas trocas de bens e serviços. Antes disso, os humanos primitivos realizavam apenas o escambo, sem o envolvimento de qualquer meio de troca em suas transações.

Hoje, no entanto, a realidade não poderia ser mais diferente. O mundo foi transformado pela tecnologia, na qual a comunicação e a informação são abundantes e o processo de digitalização acelerado. Até está chegando a época em que a própria existência física do dinheiro deixará de existir. E, acredite, isso provavelmente será bom para você.

Quando visto sob a perspectiva histórica, a evolução dos meios de pagamento mostra uma busca incessante por maiores graus de simplicidade, conveniência e segurança nas transações. De um punhado de conchas até os pagamentos via smartphone, confira uma compilação cronológica das principais etapas desta história. A pesquisa foi realizada por Ricardo Abdalla, head de inovação da Braspag.

Leia mais
Em 12 tópicos, entenda de vez como funciona a moeda virtual Bitcoin
Banco Neon lança serviço que usa selfie para autenticar compras online
Conheça 5 aplicativos para controlar suas finanças

 
 
<
>

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu