Segurança
5 dicas para evitar senhas óbvias e não ser hackeado

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 21/Maio/2025
- Da Redação, com assessoria
A Getnet, empresa de tecnologia de soluções de pagamento do grupo PagoNxt, do Santander, se junta à campanha global “Senhas Óbvias” para alertar os consumidores sobre o risco de utilizar senhas simples e fáceis de adivinhar. De acordo com pesquisa da NordPass, empresa global de gestão de senhas, 78% das sequências mais comuns podem ser quebradas em menos de um segundo por ferramentas automatizadas de hackers.
Além disso, a pesquisa de 2024 indicou que o número médio de senhas pessoais aumentou para 168, representando crescimento de quase 70% em relação a 2020. O estudo também revelou que, pela primeira vez, a senha mais comum nos Estados Unidos foi “secret”.
“A segurança online começa com pequenas atitudes, como a escolha de sequências fortes. Senhas óbvias e simples são o principal ponto de entrada para hackers. Por isso, é fundamental que todos adotem práticas de segurança para proteger seus dados pessoais e financeiros”, afirma Lourdes Quintana, superintendente de prevenção a atos ilícitos da Getnet.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Para ajudar os usuários a proteger suas contas online, a executiva preparou cinco dicas essenciais para evitar senhas óbvias e fortalecer a segurança digital:
1. Use senhas longas e complexas
Evite senhas simples, como “123456” ou “senha”. Utilize senhas com pelo menos 12 caracteres, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Isso torna sua senha mais difícil de ser quebrada.
2. Ative a autenticação em duas etapas
A autenticação em duas etapas adiciona uma camada extra de proteção. Mesmo que alguém consiga descobrir sua senha, será necessário um segundo fator de verificação, como um código enviado por mensagem de texto ou um aplicativo de autenticação.
3. Não reutilize senhas em diferentes plataformas
Utilizar a mesma senha para várias contas aumenta o risco de ataques. Caso uma seja descoberta, o invasor pode tentar usá-la em outras plataformas. Um bom gerenciador de senhas pode ajudar a manter sequências únicas para cada conta.
4. Mude suas senhas regularmente
Evite deixar suas senhas inalteradas por muito tempo. Mudar os códigos periodicamente reduz o risco de exposição, especialmente em caso de vazamento de dados.
5. Use frases de senha
Frases de senha são uma excelente alternativa. Em vez de escolher palavras simples, crie frases longas que sejam fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar, como “MinhaCachorrinha123!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga