Tags

Dicas

Em parceria com o CVV, Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio

15 junho, 2016
Marcella Blass

Na terça-feira (14), os usuários do Facebook passaram a ter auxílio de uma ferramenta focada na prevenção do suicídio. O projeto é resultado da parceria da rede social com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e leva em consideração que pessoas que contemplam a ideia de suicídio podem emitir alertas em suas publicações. Com a nova funcionalidade, os internautas podem passar a intervir de maneira mais direta se suspeitarem das ações de seus amigos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

O recurso é bastante prático, se o usuário perceber publicações com conteúdo que indica tendência ao suicídio ou automutilação, é só clicar na setinha no topo do post e seguir o processo comum de denúncia na rede social. Em seguida, será preciso responder o questionário com “acredito que não deveria estar no Facebook” e depois marcar a opção relacionada ao suicídio.

Veja mais:
Aprenda a denunciar publicações no Facebook, Twitter e Instagram
Saiba como fazer denúncias no Facebook sem ter conta na rede social

Com isso feito, a pessoa que fez a postagem receberá uma mensagem para avisar que seus amigos estão preocupados com seu comportamento na rede social. Será oferecido também algumas opções como enviar uma mensagem a um contato do Facebook, conversar com um agente do CVV por telefone, chat ou e-mail e ainda dicas do que ele pode fazer. Para estimular a pessoa sensibilizada a ajudar, a rede social ainda manda uma lista de pequenas ações para que a pessoa que fez a denúncia saiba como abordar o assunto com o conhecido.

Para quem não sabe, o Centro de Valorização da Vida é um canal 24 horas que oferece um serviço de prevenção de suicídios e dá apoio emocional via telefone, chat online, e-mail, skype ou pessoalmente. O Facebook informou retribuirá a ajuda a entidade com publicidade gratuita na rede social para ajudar no recrutamento de novos voluntários.

A Central de Ajuda do Facebook ainda oferece artigos específicos com dicas para quem tem pensado em suicídio ou automutilação, além de uma lista com telefones de combate ao suicídio no mundo todo.

 

Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdo.