Tags

Negócios

Eles merecem: Museu de Memes agrupa as melhores pérolas da internet em um acervo virtual

20 abril, 2017
Marcella Blass

Febre na internet, os memes costumam nascer de vídeos, imagens e situações muitas vezes espontâneas ou relacionadas com eventos marcantes. É incontável a quantidade de páginas nas redes sociais que já são especialistas nas figurinhas, e já tem até uma galera se profissionalizando para agenciar essas estrelas da web. E foi diante dessa relevância para a era digital que a Universidade Federal Fluminense, por meio de seu Departamento de Estudos Culturais e Mídia, decidiu eternizá-los em um museu virtual: o #MUSEUdeMEMES.

Leia mais:
Foto oficial de Michel Temer é alvo de piadas na internet
Aplicativo iFunny reúne os últimos e mais engraçados memes da internet
Chocolate Rain, Cacete de Agulha e outros virais que completam 10 anos

Muito mais do que catalogar os memes, o acervo propõe o estudo desse fenômeno da internet como objeto de pesquisa. A iniciativa, criada e coordenada por Viktor Chagas, professor de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo funciona como uma base de referências acadêmicas a respeito do tema. Para isso, o site lista os memes que já fizeram e ainda fazem sucesso no Brasil com explicações sobre suas respectivas origens, gêneros e formatos, gramática, difusão e repercussão, além de exemplos notáveis.

No Museu de Memes você vai poder navegar por filtros de categoria, origem, período e região para encontrar dos clássicos Giovana do Forninho, Disaster Girl e Grumpy Cat aos mais recentes Nazaré Confusa, Ata e muito mais. Fruto do interesse pela discussão aprofundada desse fenômeno e pela reflexão sobre o tema, dá para passar um bom tempo na página do acervo se divertindo, relembrando e ainda aprendendo uma enxurrada de informações a respeito desses fenômenos da internet – que muitas vezes a gente nem sabe como surgiu!

Relembre alguns dos memes mais icônicos no álbum abaixo:

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.