33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

É escritor? Conheça 5 editores de texto online e gratuitos

Nem sempre se tem à disposição um editor de texto no computador. Nesses casos, uma boa solução pode ser utilizar plataformas gratuitas e totalmente online disponíveis na internet – que podem ser acessadas via navegador. Além de ajudar em casos de ausência de um pacote de escritório, as opções online ainda podem facilitar a sincronização com a nuvem e o compartilhamento dos documentos. Abaixo, o 33Giga destaca cinco sites que podem ajudar todo tipo de escrito no dia a dia.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Documentos do Google – parte do conhecido e querido Google Docs, ele faz parte do Google Drive. Nele, o usuário tem acesso a uma série de funcionalidades de edição, modo offline e a possibilidade de baixar o arquivo para um computador ou celular. Além disso, também é possível compartilhar o texto para outros usuários e permitir que eles editem o conteúdo.

Hackpad – atualmente na cartilha de produtos do Dropbox, essa plataforma é um pouco mais voltada para a criação de páginas de wiki. Contudo, pode ser efetivamente usada para a criação de textos comuns. A ferramenta não tem muitos recursos disponíveis, mas conta com um layout bastante limpo que pode ser ideal para quem dispersa com facilidade.

Zoho Writer – cheio de recursos de edição, essa é uma plataforma muito completa. Além dos recursos convencionais, nela também é possível adicionar fotos, criar planilhas, equações e fazer upload de arquivos armazenados no computador para continuar a edição, entre outras funções.

Office Online – essa é a versão online do Microsoft Word, o que inclui todas as suas funções. Fazendo login com um e-mail hotmail, também é possível ter acesso a todos os documentos armazenados no OneDrive (nuvem da Microsoft). Para usuários do Google Chrome, a plataforma ainda conta com uma extensão gratuita que coloca um atalho no navegador, o que garante acesso mais rápido aos documentos de texto.

OnlyOffice – mediante um breve cadastro com nome, sobrenome , e-mail e senha, o usuário tem acesso a uma ferramenta muito completa e bastante semelhante ao Microsoft Word.  No Only Office também é possível abaixar ou salvar os arquivos na nuvem e ainda adicionar usuários e grupos que podem ter acesso (ler, editar ou comentar) ao texto ou compartilhar um link para que eles cheguem até a publicação.