Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular

O leitor Roberto entrou em contato com o 33Giga para saber o que é possível fazer para melhorar o sinal telefônico em seu celular. De acordo com ele, a qualidade no local em que ele mora é péssima. Embora algumas regiões de fato tenham uma recepção pior, uma série de pequenos ajustes podem aprimorar a qualidade do sinal recebido. Veja o que pode ser feito com as cinco dicas abaixo!

Leia mais
Internet lenta? Confira truques para melhorar sua navegação no celular
Conheça truques que prometem melhorar o alcance do Wi-Fi
Não gaste o 3G: conheça aplicativos que oferecem senhas e redes Wi-Fi próximas a você

Modo Avião
“Sem Serviço”. Estas duas palavrinhas podem incomodar – e muito. Para fazer com que o smartphone procure novamente pelo sinal não é necessário reiniciá-lo. Basta desligar o “Modo Avião” e ligá-lo após alguns segundos. Ao fazer isso, você força o celular a buscar a rede telefônica e, consequentemente, pode acabar de vez com o problema de sinal.

Remova a capinha
Pode ser aquele case cheio de brilho e enfeites ou um modelo transparente básico. Independentemente da capinha, a proteção contra choques e batidas pode ser o motivo da má recepção do sinal. Para confirmar a teoria, você pode retirar o acessório de seu smartphone e ver se há alguma diferença na rede telefônica. Ah! E lembre-se de ter cuidado dobrado enquanto o celular estiver desprotegido.

Paredes, cortinas e árvores
Assim como ocorre com o Wi-Fi, a rede telefônica pode ser bloqueada por paredes, cortinas, árvores e outros objetos inusitados. Para encontrar um sinal mais limpo e forte, tente procurar um local que não tenha obstrução. Abra as janelas e vá até um espaço amplo e com poucas paredes. Também não custa nada colocar o celular em um local mais alto.

Mude para 2G
Os sinais 3G e 4G foram feitos para projetar banda larga rápida, mas a distância entre a torre de transmissão e o aparelho possuí certo limite para ser eficaz. Quanto mais longe estiver, mais fraco será o sinal. O 2G é bastante inferior, mas a cobertura é melhor na maioria dos lugares. Para mudar a conexão no iOS, siga o caminho: Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Voz e Dados > 2G. No Android, o trajeto é o seguinte: Configurações > Redes celulares > Tipo de rede preferencial > 2G.

Qualidade do sinal
A Anatel possui um aplicativo para Android e iOS que permite descobrir várias informações sobre a qualidade do sinal telefônico. Além de indicar as antenas que cada operadora tem próximas a você, o programa diz a qualidade do sinal 2G, 3G e 4G. Para usar o app, basta fazer o download no celular e depois indicar o seu Estado e sua cidade. Rapidamente o serviço mostrará os dados. Essas informações podem servir como parâmetro para descobrir qual chip você deveria ter.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu