Dicas para evitar que sua intimidade vaze na internet Dicas para evitar que sua intimidade vaze na internet

Não é incomum ver notícias de famosos que acabaram tendo sua intimidade exposta na internet. Em plena era do “manda nudes”, as celebridades vão de Jennifer Lawrence até Príncipe Harry. Porém, você não precisa entrar para o hall de vítimas. Confira a seguir cinco dicas que prometem aumentar a sua privacidade e evitar que vídeos e fotos sejam vazadas na web.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Não compartilhe suas senhas
Os brasileiros são os que mais compartilham senhas com seus parceiros. É o que aponta uma pesquisa da Intel Security, conduzida pela MSI. Entretanto, esse comportamento pode ser arriscado. Isso porque, no caso de um rompimento no relacionamento, o acesso ao seu conteúdo privado pode se tornar uma ameaça. Então, mesmo que seu parceiro diga que o ato é um sinal de confiança, não compartilhe suas senhas.

Crie uma galeria separada
Se você quiser manter suas fotos e seus vídeos íntimos no smartphone, uma solução é criar uma pasta alternativa com senha para proteger o conteúdo. Para iOS, o aplicativo que cumpre a tarefa é o Tira a Mão. Já para Android a pedida é GalleryVault. O Windows Phone ainda não possui um app capaz de executar tal ação.

Use criptografia
Outra tática que pode ajudar a proteger sua intimidade é usar a criptografia. O recurso faz com que seus dados sejam “embaralhados” e só possam ser vistos por quem possui uma senha para liberá-los. Para computadores com Windows, Mac ou Linux, uma dica é usar o TrueCrypt. Já para Android, recomenda-se o Andrognito 2. Não existe apps que criptografem todo o conteúdo presente em um iOS ou Windows Phone.

Não faça cópias
Quanto mais versões do conteúdo você tiver, mais precauções terá que tomar para evitar vazamentos. Se possível, não armazene imagens ou vídeos na nuvem e evite enviar a mídia por plataformas que sejam fácil de compartilhar. Facebook, WhatsApp, e-mail são alguns dos meios que disseminam rapidamente uma mensagem.

Use uma assistência técnica confiável
Stênio Garcia, Carolina Dieckmann e Fred Durst (vocalista do Limp Bizkit) tiveram fotos e vídeos vazados após entregarem seus aparelhos para a assistência técnica – clique aqui e veja quem mais teve sua intimidade exibida na web. Para não cair no mesmo golpe, é importante escolher bem quem vai mexer em seus pertences. Pegue indicações de amigos, pesquise bastante e só entregue seu dispositivo se tiver a certeza de que o profissional é confiável.

Menu