Mobile: 5 dicas que vão ajudar seu pai a se manter protegido na internet Mobile: 5 dicas que vão ajudar seu pai a se manter protegido na internet

Os pais modernos estão cada vez mais conectados por meio de seus dispositivos móveis, que se tornaram aliados perfeitos para armazenar todos os momentos de suas vidas digitais. Por isso, quando se chega perto de uma data especial, como o Dia dos Pais, os filhos pensam em presentear o paizão com smartphones e tablets para que eles possam aproveitar cada vez mais todos os momentos. Mas, apesar de todos os benefícios, é importante estar consciente das ameaças que estão prontas para atacar e se manter protegido com uma boa solução de segurança.

Leia mais: 
Dia dos Pais: smartphone é o presente ideal na visão dos papais
Celular, vitrola e mais: sugestões de presentes tecnológicos para o Dia dos Pais a partir de R$ 30

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab, apesar de 56% das pessoas acharem que seus equipamentos eletrônicos e notebooks precisarem de um software de segurança, apenas 42% pensam o mesmo sobre seus smartphones e tablets. Além disso, um em cada cinco (21%) usuários não está ciente do que é malware para dispositivos móveis.

Para manter os smartphones e tablets dos papais seguros, a Kaspersky Lab separou cinco dicas:

1. Bloqueio com senha: para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua lista de contatos, fotos, apps, e-mails, é importante bloquear o aparelho com uma senha. Com essa simples ação, você poderá controlar o que os outros veem se perder seu telefone.

2. Evitar Wi-Fi público: os cibercriminosos podem interceptar e controlar facilmente toda a informação que está sendo enviada por meio das redes públicas de Wi-Fi – o que pode incluir o número da sua conta do banco ou cartão de crédito. Por isso, evite utilizar redes públicas de Wi-Fi e desabilite a conexão Wi-Fi do smartphone quando estiver longe da sua rede doméstica. A maioria dos smartphones tenta se conectar automaticamente quando detectam um sinal de Wi-Fi, então desabilitar esse recurso manterá os dados do seu celular ou tablet seguros.

3. Proteja seus dispositivos: qualquer dispositivo móvel que é utilizado para se conectar à internet deverá ter um software de segurança instalado e atualizado. Ele protegerá contra apps e sites fraudulentos, mantendo a privacidade do usuário.

4. Cuidado ao baixar apps: fique atento à procedência dos aplicativos que você baixa no seu smartphone ou tablet. Apenas faça download de fontes confiáveis, como a Apple App Store e Google Play.

5. Seja cauteloso: nunca baixe arquivos estranhos ou clique em links suspeitos, além de não acreditar em mensagens de e-mail com erros de português. Outra dica importante é sempre checar o endereço que tem enviou o e-mail. Mesmo que você achar que a mensagem que recebeu é real, cheque a informação. Expressões como “seu e-mail foi selecionado” ou “seu e-mail ganhou” são sinais de que a mensagem é uma fraude.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu