10 dicas para economizar na hora de fazer compras online 10 dicas para economizar na hora de fazer compras online

10 dicas para economizar na hora de fazer compras online

Dicas 29 de junho de 2017 Da Redação, com assessoria

Escolher um produto com calma e recebê-lo em casa, sem filas ou estresse. Comprar pela internet já faz parte do dia a dia de muitos brasileiros e o e-commerce não para de crescer – a previsão da Ebit é que as transações nesse segmento cresçam 12% em 2017. Seja você um veterano das lojas virtuais ou apenas um iniciante, há uma série de truques que o consumidor pode usar para fazer comprar online muito mais seguras e ainda economizar uma graninha. Confira dez delas na lista a seguir.

Leia mais: 
Aplicativo cria rede de “recebedores” para compras online
Plataforma conecta especialistas e consumidores com dúvidas na hora da compra
Atrás de renda extra? Confira plataformas que te ajudam nesta empreitada

1- Planejar a compra
Antes mesmo do primeiro clique, defina o que vai comprar. Ao navegar na rede sem uma finalidade específica, você fica mais sujeito a muitas tentações. É como andar por um shopping, onde os atrativos são muitos e o bombardeio de ofertas enorme. Além de economizar tempo, o planejamento antes da compra evita gastos desnecessários e possíveis arrependimentos.

2 – Procure as promoções
Sempre que entrar em um site para comprar algo, procure pelas promoções. Às vezes, o produto que se procura é exatamente aquele que está com desconto no momento.

3 – Procure outlets e produtos semi novos
Que quando a estação/coleção muda os preços caem todo mundo sabe, certo? O que as pessoas nem imaginam é que produtos seminovos podem ser também ótimas alternativas. Na Liquida Preço, loja virtual de eletrônicos baseada na cultura do recommerce, eletroeletrônicos seminovos são vendidos com garantia, parcelamento e descontos de até 70%.

4 – Compare preços
Do mesmo modo que na “vida real”, esta é a regra básica para economizar nas compras pela internet. Pesquise no máximo de lojas possíveis. Sites comparadores de preços também são excelentes para isso. Os de maior destaque nesse ramo são: Buscapé, Zoom, Bondfaro e JáCotei.

5 – Não compre por impulso!
Fazer compras conscientes ajudará você a não gastar dinheiro à toa. E para saber se o produto desejado está realmente barato, você deve estar sempre atento ao preço normal dele.

6 – Cadastrar o e-mail para receber ofertas
Normalmente as pessoas não gostam de receber e-mail marketing, entretanto, essa é sem dúvida uma boa ferramenta para economizar nas compras online. Para evitar chateações, basta assinar apenas as newsletters de empresas pelas quais você tenha um real interesse.

7 – Instale plugins no navegador
Use os recursos disponíveis que permitem que você saiba quais são as ofertas do dia ao entrar no site da loja. Uma boa ideia é usar algum plugin – uma extensão para navegadores – que notifique o usuário toda vez que houver um desconto nos sites de interesse.

8 – Utilize cupons de desconto
Antes de finalizar qualquer compra, procure pelos cupons de desconto, pois eles podem te ajudar a economizar mais sem muito esforço.

9 – Fique de olho nas ofertas relâmpago
Muitas lojas oferecem ofertas relâmpago em horários com menos pessoas conectadas. Por isso, vale ficar de olho na internet nos finais de semana, feriados e até de madrugada.

10 – Analisar o custo benefício do produto
Mesmo que o preço seja parecido com o da loja física, ao optar pela internet, o comprador investe menos tempo (evita trânsito e não fica preso a filas), além de não gastar com transporte para ir e voltar da loja (táxi, condução, gasolina). No final das contas, ainda que a economia seja pequena, você sai ganhando em termos de comodidade e praticidade sem que sua escolha pese no bolso.

Menu