Tags

Dicas

13 dicas para economizar energia no Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado hoje (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente busca alertar a sociedade sobre a necessidade de preservar a natureza. Quem quer adotar atitudes mais sustentáveis pode começar com pequenos gestos dentro de casa. Reduzir o consumo de energia, por exemplo, é essencial para poupar o planeta e, de quebra, economizar dinheiro. Rodrigo Freire, especialista em energia limpa e CEO da startup Holu, preparou uma lista com 13 dicas práticas para contribuir com a sustentabilidade agora. Confira!

Leia mais:
6 perfis no Instagram para seguir e se informar sobre conservação da natureza
Esqueça o Google: site de buscas planta árvores enquanto você pesquisa na internet
Vai jogar um eletrônico fora? Veja 4 dicas para agir de forma segura

1. Desconecte da tomada os aparelhos fora de uso

Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, como televisores, carregadores de celular e notebooks, consomem energia mesmo quando não estão sendo usados. Por isso, o ideal é desconectar tudo das tomadas e plugá-los somente quando for necessário.

9. Prefira paredes de cores claras

Evite pintar paredes e tetos com cores escuras, porque elas refletem menos luz. Consequentemente, é preciso usar lâmpadas mais potentes, que consomem mais energia.

10. Reduza as despesas com aquecimento de água

O aquecimento da água com chuveiro elétrico é um dos principais contribuintes para o consumo total de energia. Para economizar, é possível adquirir um aquecedor mais eficiente, instalar opções solares ou simplesmente usar menos água quente, diminuindo o termostato.

11. Evite uso durante o horário de pico

Sempre que for possível, utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h, quando o consumo costuma ser maior, aumentando a possibilidade de uso de bandeira vermelha (mais cara).

12. Opte por um aparelho de ar-condicionado inteligente

Na hora de adquirir o seu aparelho, dê preferência aos modelos que contam com a tecnologia Inverter, que reduz o consumo de energia quando detecta que o cômodo precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Também vale a pena manter a temperatura entre 21° e 23°C e limpar regularmente os filtros do equipamento.

13. Invista em energia solar

Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de eletricidade a partir de painéis solares não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono – poluentes com efeitos nocivos para a saúde humana e que contribuem negativamente para as mudanças climáticas. Nas residências, a instalação de um sistema solar garante autonomia energética, redução de até 95% na conta de luz e uma fonte ilimitada de energia por até 30 anos, com baixa necessidade de manutenção. Além disso, o investimento inicial é recuperado em até quatro anos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.