Dia dos Pais: dicas para prevenir problemas nas compras online Dia dos Pais: dicas para prevenir problemas nas compras online

De acordo com dado recente do DFNDR Lab, laboratório especializado em crimes virtuais, ocorreram mais de 56 milhões de tentativas de golpes e ciberataques por meio de links maliciosos no primeiro trimestre de 2018, apenas no Brasil. Isso equivale a mais de 26 mil tentativas de fraude por dia, ou 620 por hora. E essa estatística pode aumentar em datas comemorativas, como o Dia dos Pais. Para evitar problemas no período, confira três dicas de segurança do Luiz Pavão, diretor de estratégia e marketing da Infracommerce.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Segurança

O grande volume de compras online nesse período é um prato cheio para fraudadores. Por isso, para garantir uma compra segura, o primeiro passo é checar se o site em que você está navegando é um ambiente seguro. Quando acessar a loja online, verifique se antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia. Isso evita que suas informações sejam roubadas ou que seu cartão de crédito seja clonado, por exemplo.

Além disso, muitas tentativas de fraude chegam por meio de e-mails falsos com links que se assemelham aos sites verdadeiros e que imitam até mesmo a interface. É importante se atentar ao caminho que o levou até o e-commerce e, quando buscar o nome da loja no Google, clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo, portanto, oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados pelo WhatsApp ou Facebook e prestar muita atenção antes de clicar em qualquer link de promoção.

2. Preços

Se você tem interesse em um produto ou marca, acesse o site e cadastre-se para receber e acompanhar as ofertas. Esse acompanhamento pode garantir melhores oportunidades de preços para a época.

3. Aproveite com moderação

Muitas vezes as promoções fazem o consumidor extrapolar nos gastos, já que têm a sensação de que estão economizando muito e acabam realizando compras das quais se arrependem posteriormente. Para evitar compras por impulso, o ideal é fazer uma lista de produtos, estabelecer prioridades e estipular o valor máximo que pode ser gasto. Como toda compra, é preciso se planejar.

Leia mais
Segurança digital: cinco armadilhas da internet que você deve evitar
Conheça 4 ferramentas que vão te ajudar a fazer compras online com mais segurança
Não caia em ciladas! Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet

Além das ciladas em datas comemorativas, também é importante ficar atento às mentiras que rondam a internet. Para te ajudar, o 33Giga reuniu os boatos e as farsas mais populares que já rondaram (e vez ou outra voltam a aparecer) na web:

 
 
<
>
Menu