Dicas
Dia do Telefone: invenção revolucionou a forma de se comunicar

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 10/Março/2025
- Da Redação, com assessoria
Em 10 de março de 1876, Alexander Graham Bell, cientista e empresário escocês, concretizou a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem, iniciando uma nova etapa na forma do mundo se comunicar. O Dia do Telefone, que passou a ser celebrado em homenagem a esse marco da engenhosidade humana, é lembrado ainda hoje, quase 150 anos depois.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
A telefonia evoluiu muito desde a sua invenção, passando da conexão manual, que demandava uma estrutura cara e complexa, com a necessidade de operadores para fazerem as ligações, até as sofisticadas linhas móveis interconectadas via inúmeros satélites de última geração, transmitindo não somente dados de voz, mas também imagens em tempo real. Tudo isso com preços cada vez mais acessíveis.
Com a chegada da internet e da popularização dos celulares, muito se especulou sobre o futuro da telefonia fixa. Afinal, por que usuários e operadoras manteriam um serviço que estava ficando ultrapassado diante de tanta tecnologia que surge a cada dia? Porém, apesar de cada vez mais raro nas residências brasileiras, o telefone fixo continua sendo bastante usado nas empresas, principalmente nas que possuem serviços de atendimento ao público.
Unindo as facilidades de conexão, qualidade e baixos custos da internet ao mundo das telecomunicações, a tecnologia VoIP representa uma nova era na telefonia fixa e vem ocupando cada vez mais espaço no setor. Ao contrário da telefonia analógica, baseada em linhas físicas que precisam de cabos para transmitir chamadas de voz e são gerenciadas por operadoras de telecomunicações, a telefonia VoIP permite a difusão de voz através da internet, convertendo o áudio em pacotes de dados digitais que são transmitidos online, sem a necessidade de linhas físicas.
Segundo Kathia Alves, fundadora e CEO da VIP Solutions, empresa especialista em soluções de telefonia fixa em nuvem, apesar de todas as ferramentas de hoje, o cliente continua preferindo se comunicar por meio dos números fixos das empresas.
Ainda de acordo com Kathia, mais de 80% das tratativas com os clientes ocorrem por chamadas de telefone. Para ela, a telefonia é um elo importante de comunicação que passa credibilidade e segurança para o público. “Os clientes se sentem mais confortáveis quando há um número de telefone fixo para que eles liguem em caso de emergência, que haja uma pessoa do outro lado da linha que converse com eles”, afirma.
A principal diferença entre a telefonia analógica e a tecnologia VoIP é a estrutural: enquanto a telefonia analógica demanda uma estrutura que possui algumas limitações, como o custo elevado para manutenção, afetando no valor das tarifas de chamadas, a telefonia VoIP elimina a necessidade de investimentos em infraestrutura física, resultando em economia significativa para as empresas.
“Acreditamos que a telefonia continua sendo a ferramenta mais ágil e eficiente para as empresas contatarem seus clientes e colaboradores e, consequentemente, aumentarem a produtividade e geração de negócios”, conclui a empresária.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga