Dia das Mães com segurança: cinco dicas para evitar sustos online Dia das Mães com segurança: cinco dicas para evitar sustos online

Os avanços tecnológicos servem para simplificar a realização de tarefas diárias e toda mulher deve se beneficiar deles, seja para atividades profissionais, esportivas, lazer. Porém tais facilidades não podem pôr em risco a sua segurança e das pessoas que você ama. De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab, 64% das mulheres conhecem os riscos das fraudes cibernéticas, em comparação com 59% dos homens. Apesar disso, elas deixam que outras pessoas, como filhos, amigas e familiares, usem seus dispositivos com mais frequência (36% das usuárias, em comparação com 28% dos usuários). Por ocasião do Dia das Mães, a Kaspersky Lab listou cinco dicas de segurança para as mulheres se protegerem das ameaças tecnológicas:

Controle o acesso das crianças à internet
É importante saber quais são as páginas acessadas por seus filhos, não apenas para protegê-los de conteúdo inadequado ou malicioso, mas também para acompanhar e orientar o acesso às redes sociais e evitar o contato com pessoas desconhecidas ou conversas abusivas (cyberbullying). Também é importante ter cuidado com os tipos de aplicativos que os menores instalam em seus tablets e smartphones, pois eles podem incluir malware ou conceder permissões de acesso às informações armazenadas nos dispositivo.

Cuidado com as ofertas e os descontos
É recomendável fazer compras online somente em sites conhecidos e de reputação confirmada. Verifique a URL de todas as páginas em que você realiza transações financeiras, pois pode ser criada uma “réplica” para fazer o usuário acreditar que está em um site verdadeiro quando, na verdade, é uma tela falsa que coletará as informações financeiras da vítima.

Crie senhas seguras
É fácil cair na tentação de definir a mesma senha para várias contas. Porém, esse é um dos comportamentos que torna os usuários mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Não se deve incluir datas de nascimento e nomes próprios ou de familiares nas senhas, pois é fácil adivinhá-los (basta acessar os perfis da pessoa nas redes sociais). Quando se usa caracteres não alfanuméricos, como “[email protected]#$”, a senha oferecerá mais proteção. Também é importante considerar o número de caracteres utilizados: quanto mais, melhor e mais segura ela será.

Proteja seus dispositivos móveis
As soluções de segurança são de praxe no cotidiano dos usuários de computadores e notebooks, mas seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones, contém informações que devem ser protegidas com o mesmo cuidado. Aplique uma solução de proteção mobile para eles.

Não compartilhe informações demais nas redes sociais
As redes sociais permitem manter o contato com conhecidos, amigos e parentes. Elas podem ser usadas como ótimas ferramentas de comunicação, mas também podem deixar seus usuários vulneráveis. A melhor maneira de evitar problemas é compartilhar informações em seu perfil de forma limitada, apenas para contatos realmente seguros.

Menu