Tags

Notícias

“Daddy’s Car” e “Mister Shadow”: escute as canções compostas pela inteligência artificial da Sony

Créditos: Visual Hunt
6 outubro, 2016
Marcella Blass

Flow Machines é a inteligência artificial da Sony que tem a capacidade de compreender as melhores formas de integrar estilo, ritmo e voz em uma música. Para fazer esse trabalho, o robô checa um banco de dados mantido pela gravadora e que armazena 13 mil canções de diversos artistas e gêneros do mundo. E a grande notícia é que, recentemente, a empresa lançou duas melodias totalmente compostas por essa IA.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Na prática, a Flow Machines analisou o banco de dados da gravadora e fez um compilado com pequenos trechos de algumas canções armazenadas. Desse processo nasceram as melodias de Daddy’s Car e Mister Shadow. Mas, para o resultado ficar completo (como nos vídeos abaixo), foi preciso contar com o trabalho de um humano: o compositor Benoît Carré, que selecionou um estilo musical base e organizou em uma só música o conteúdo separado pelo robô. As letras das canções também foram criadas por seres humanos, mas só depois que a inteligência artificial disponibilizou a melodia.

Em 2017, a Sony planeja lançar um álbum todo com composições feitas com inteligência artificial. Mas enquanto isso não acontece, você pode conferir as duas primeiras canções da Flow Machines nos vídeos abaixo:

Daddy’s Car:

Mister Shadow:

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.