Pixabay
Conheça truques que prometem melhorar o alcance do Wi-Fi Conheça truques que prometem melhorar o alcance do Wi-Fi

Em uma casa existem vários dispositivos que concorrem pelo sinal do Wi-Fi. São computadores, notebooks, smartphones, tablets, videogames e até o amigo que chega e já sai pedindo a senha para acessar a web. Para suprir a demanda e distribuir a rede é necessário ter um roteador, mas nem sempre ele dá conta do recado. Por isso, o 33Giga separou cinco truques que prometem melhorar o alcance da sua rede. Confira!

1. Analise o tipo de roteador antes de comprar
Antes de levar um roteador para casa é importante prestar atenção em algumas especificações do produto. Primeiramente sempre opte pelos modelos de padrão AC, que são mais potentes que as outras opções do mercado e distribuem melhor o Wi-Fi. Depois verifique três pontos: velocidade de sua internet, dispositivos conectados à rede, e tamanho de sua casa. Esses detalhes indicarão qual é o roteador ideal para você. Vale lembrar que, geralmente, todas estas informações estão especificadas na caixa do dispositivo.

2. Confira se o roteador está em um lugar adequado
Mesmo que o roteador não combine com a decoração de sua casa ou pareça desajustado no meio de sua sala de estar, leve em consideração que o produto deve ficar posicionado em um ponto central da sua casa. Assim, ele poderá alcançar igualmente todos os cômodos. Tente também mantê-lo em lugares altos, pois o sinal se expande para baixo e para os lados e fica livre de objetos ao redor.

3. Veja se há interferência no alcance
Falando em objetos ao redor, qualquer coisa que esteja entre o roteador e o dispositivo que precisa de sinal pode interferir na qualidade do Wi-Fi. Pode ser uma parede, porta, ou até dispositivos eletrônicos, como telefone, televisão ou micro-ondas. A condição ideal seria colocar o roteador em um lugar aberto e livre de incômodos, mas como isso é quase impossível, é aconselhável procurar por um espaço com o mínimo de interferência possível para instalar o aparelho.

4. Aumente o alcance com um powerline
Casas muito grandes às vezes não conseguem ter a mesma força de sinal em todos os cômodos. Para melhorar a qualidade uma boa dica é usar um powerline. O produto é um extensor de Wi-Fi que usa a rede elétrica para transmitir a internet para todos os espaços. Na prática, o kit vem com duas peças. O usuário deve plugar um em uma tomada próxima ao roteador e o outro no ambiente que precisa do sinal. Assim, a rede ficará mais forte e bem distribuída.

5. Afaste quem está roubando sua rede
Ter algum vizinho usando (ou roubando) sua rede pode fazer com que seu Wi-Fi fique mais lento. Seja pela senha fraca ou pela falta dela, alguns ajustes prometem manter os intrusos longe e deixam a rede mais forte. A primeira dica é criar ou redefinir a senha por uma de difícil acesso. Aproveite também para mudar o nome do Wi-Fi; use uma denominação que não indique de onde é o sinal. A última medida é limitar quem pode se conectar por meio do MAC (controle de acesso à mídia), assim o roteador só poderá ser acessado pelos aparelhos que você permitir.

Menu