Tags

Notícias

Conheça o primeiro avião construído com impressora 3D

Créditos: kakissel via Visualhunt.com / CC BY
8 junho, 2016
Bianca Bellucci

A Airbus, companhia mundial que fabrica aviões comerciais, apresentou recentemente para o mercado THOR — Test of High-tech Objectives in Reality (Teste real de objeto de alta tecnologia, em tradução livre), um pequeno avião construído praticamente inteiro por uma impressora 3D.

Embora seja menor do que um jatinho comum (ele tem pouco menos de 4 metros e pesa 21 quilos) e não tenha janelas, THOR pode voar e ainda promete fazer seus usuários economizarem tempo, combustível e dinheiro.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Crédito: Tobias Schwarz / AFP
O avião feito com impressora 3D está exposto na Alemanha | Crédito: Tobias Schwarz / AFP
O avião feito com impressora 3D está exposto na Alemanha

A estrutura do THOR é feita com uma fibra sintética chamada poliamida. Os componentes de metal foram criados também pela impressora 3D e, inclusive, são cerca de 30% mais leves do que os fabricados no processo original. Apenas a parte elétrica não foi construída com a tecnologia.

Os engenheiros da Airbus também possuem planos de aplicar a tecnologia em naves espaciais. Na verdade, a Agência Espacial Europeia (ESA) já pretende usar a novidade no foguete Ariane Airbus 6 que será lançado em 2020. O objetivo é que os componentes impressos reduzam pela metade os gastos obtidos com seu antecessor, o Ariane 5.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.