Divulgação/BattleBots
Conheça o BattleBots, o campeonato mundial de luta entre robôs Conheça o BattleBots, o campeonato mundial de luta entre robôs

Conheça o BattleBots, o campeonato mundial de luta entre robôs

DicasFotos & Vídeos 14 de julho de 2016 Bianca Bellucci

No aclamado filme da Disney “Operação Big Hero”, o personagem principal Hiro Hamada é um gênio da tecnologia aos 13 anos. Porém, todo seu talento é usado para desenvolver robôs para lutar no submundo de San Fransokyo – sim, a cidade da animação é uma mistura de San Francisco com Tóquio. As brigas envolventes atraíram crianças e, principalmente, adultos, que sonharam para que o torneio se tornasse real. E os pedidos dos fãs foram atendidos pelo BattleBots, um campeonato mundial de luta entre robôs.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

O BattleBots é, na verdade, uma série de televisão. Ele foi criado em 2000, mas, dois anos depois, foi cancelado. Porém, o canal norte-americano ABC decidiu revivê-lo. Em junho de 2016, o programa iniciou sua sétima temporada. Dessa vez, 60 competidores duelam em uma arena recheada de armadilhas. Entre eles, uma equipe brasileira, a primeira participante de toda a história do show de língua não-inglesa.

Em meio a grupos patrocinados pela Nasa, Space X e empresas do Vale do Silício, o professor de engenharia mecânica da PUC-Rio, Marco Antônio Meggiolaro, e seu time RioBotz desenvolveram um robô especialmente para o campeonato. Chamado de Minotaur, ele pesa 113 kg e tem como principal arma um rolo que gira mais de 10 mil vezes por minuto.

O BattleBots tem seu episódio final agendado para dia 8 de setembro. Por enquanto, o programa não tem previsão de chegar ao Brasil. Mas dá para acompanhar as melhores batalhas pelo canal no YouTube da ABC. Aliás, o vídeo da luta entre Minotaur e Blacksmith está bombando nas redes sociais. Aperte o play e entenda o porquê:

Menu