Conheça os três enigmas mais difíceis e desafiadores da internet Conheça os três enigmas mais difíceis e desafiadores da internet

Mais do que textão e vídeos de gatinhos, a internet abriga uma série de enigmas que têm desafiado os conhecimentos, inteligência e paciência de muita gente. Os quebra-cabeças exigem dos jogadores atenção, habilidade e, às vezes, conhecimentos muito específicos como código morse e edição de áudio. O 33Giga reuniu três dos riddles mais complexos da web e te desafia a seguir. Vai encarar?

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Notpron

Conhecido como o enigma mais difícil da internet, até a redação desta reportagem, 18.597.715 pessoas já tentaram jogá-lo, mas apenas 47 delas, cerca de 0.0001%, conseguiram finalizar a saga. Desenvolvido por David Münnich e 2004, o jogo conta com 140 níveis que misturam lógica, matemática, percepção aguçada e uma série de outros conhecimentos (e ferramentas) gerais, além de exigir boas habilidades para pesquisas no Google.

O mais desafiador do Notpron é o fato de o jogo não ser coisa para uma tarde tediosa. Muitos dos jogadores levaram meses para encerrar a saga, enquanto o que ainda não desistiram se veem presos há anos nos enigmas. Isso faz com que, depois de mais de dez anos, o jogo ainda seja assunto ativo em uma série de fóruns pela internet, nos quais a galera se encontra para se ajudar a passar de nível.

Do Not Believe His Lies 

Desenvolvido por Lukasz Matablewski em 2014, este é um jogo que nunca foi terminado por ninguém que o desafiou. A cada fase do DNBHL o jogador precisa descobrir uma palavra, frase, combinação de números ou códigos para passar para o próximo nível, que fica cada vez mais complexo. Tudo isso com ajuda de dicas mínimas que o quebra-cabeças dá.

As dicas vão se ampliando conforme o jogador vasculha a tela, arquivos e textos fornecidos e, na maioria das vezes, a grande sacada para matar o enigma está escondida em várias camadas de problemas que precisam ser solucionadas pelo desafiante. Disponível não só na web, mas também para Android e iOS, mais do que lógica, o jogo vai exigir conhecimentos de código morse, edição e profundas pesquisas no Google.

No final de outubro deste ano, contudo, alguns usuários começaram a ter problemas para abrir o jogo no mobile. Até que DNBHL simplesmente saiu do ar em novembro, sem qualquer explicação. Mas se você se interessou pelo desafio, um canal no YouTube mantém uma série que ilustra bem as dificuldades e habilidades necessárias para vencer o enigma invencível.

Decifra-me ou te devoro

São 20 perguntas em forma de enigmas e charadas. A cada resposta certa, o jogador avança. A cada resposta errada, uma mensagem de perigo aparece na tela. O objetivo aqui é passar por todos os desafias da esfinge sem ser devorado. O puzzel faz referência ao quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como “enigma da esfinge”: “decifra-me ou devoro-te: que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?”.

Muito simples, mas desafiador, o jogo vai exigir que o usuário selecione o vazio e abuse de ferramentas e pesquisas na internet para não virar almoço de esfinge. Tarefa difícil, inclusive, e provavelmente você não vai chegar ao fim sem ser devorado nenhuma vez. Porém, diferentemente dos outros enigmas destacados pelo 33Giga, riddle da pirâmide é muito mais acessível, e não exige nenhum tipo de conhecimento específico e avançado, apenas paciência, lógica e sagacidade.

Leia mais:
Harry Potter vai ganhar jogo no estilo Pokémon Go
Stranger Things ganha jogo mobile em 8-bits baseado na primeira temporada
Easter Eggs: descubra jogos escondidos em aplicativos e sites do cotidiano

Menu