Confira dicas de segurança digital para aproveitar os Jogos Olímpicos Confira dicas de segurança digital para aproveitar os Jogos Olímpicos

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, observa-se um aumento exponencial nas ameaças cibernéticas. Por isso, é preciso estar atento para não cair nas armadilhas. Confira sete dicas de Leonardo Carissimi, Líder da Prática de Segurança da Unisys para América Latina, para aproveitar o evento com segurança na rede.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Desconfie de promoções
Spam e phishing seguem sendo técnicas muito populares (e efetivas) para os criminosos roubarem dados das vítimas. Fique atento a e-mails com a informação de que hoje é seu dia de sorte, com promoções de ingressos, brindes ou similares – normalmente são fraudulentos. Em caso de dúvida, contate o suporte ao usuário de sua empresa.

Fique atento nas redes sociais
Falsos posts podem levá-lo a websites que visam o roubo de informações ou a distribuição de malware. Assim como no caso dos e-mails, posts com promoções de ingressos, brindes ou similares devem ser objeto de maior desconfiança.

Evite expor-se nas redes sociais
Seu post nas redes sociais pode ser visto por usuários que você não imagina. Por isso, fique atento à visibilidade atribuída a eles ao utilizar as mídias digitais para informar onde você irá, o que vai fazer, ou mesmo fazer um check-in e tirar uma selfie no local do evento.

Fique atento a websites com pacotes ou ingressos
Se você deixou para a última hora a compra de um pacote ou ingresso para os jogos, demore uns minutos a mais para fazê-lo com o devido cuidado e não correr o risco de ser infectado por malwares. Consulte websites de empresas conhecidas e idôneas e esteja ciente que atualmente nem mesmo o famoso “cadeado do SSL” é garantia de que a transação é feita com um website legítimo, pois há um mercado negro de venda de certificados falsos.

Use sistemas atualizados
Não manter a atualização do sistema operacional e aplicativos em smartphones ou no computador pessoal aumenta sua exposição na rede. Falhas de segurança são publicadas com frequência e os criminosos estão sempre atentos em como explorá-las. Assegure-se de que seus dispositivos estejam com a versão mais atualizada.

Utilize os recursos de segurança do seu smartphone
Os smartphones dispõem de recursos de segurança, como senha no bloqueio de tela. Use e assegure-se de que seja uma sequência forte. Você pode ainda habilitar recursos de localização para ajudar em caso de perda (e recurso de apagar todos os dados, para uma situação de roubo do dispositivo).

Utilize VPNs
Para acessar os dados da empresa, tais como e-mails ou outros, desde redes Wi-Fi dos locais de evento ou mesmo em aeroportos, hotéis e restaurantes, utilize mecanismos seguros. Uma VPN não o protegerá de todas as ameaças, mas poderá assegurar que seus dados não sejam bisbilhotados pela rede.

Menu