Como o Spotify monta a playlist “Descobertas da Semana”? Como o Spotify monta a playlist “Descobertas da Semana”?

Toda segunda-feira os usuários do Spotify são impactados por uma playlist personalizada chamada de “Descobertas da Semana”. Nela, estão 30 canções que o proprietário da conta nunca ouviu no streaming, mas que, provavelmente, vai gostar. Todas as faixas são selecionadas por um algoritmo que foca em alguns hábitos do usuário para poder criar a lista ideal.

 

Leia mais
Spotify cria uma compilação de músicas baseada em uma de suas playlists
Encontre suas Daily Mix, as playlists diárias e personalizadas do Spotify
Tudo o que você precisa saber sobre o Premium for Family do Spotify

Primeiramente, o Spotify analisa o que o usuário costuma ouvir e cria um perfil musical construído com base na navegação do internauta. Por exemplo, se você salvou o álbum inteiro de um artista, a ferramenta dará um peso maior para a banda e o estilo.

O streaming também procura entender como aquelas músicas que você gosta são utilizadas em playlists criadas por outros usuários. Além de observar o que outras pessoas com os mesmos gostos geralmente escutam. Assim, o seu gosto e o de similares são combinados e a lista “Descobertas da Semana” é criada.

Vale ressaltar que o Spotify inclui propositalmente artistas que você já conhece para que não se intimide ao ver apenas nomes desconhecidos. Músicas relativas à datas comemorativas e temáticas são automaticamente excluídas e não entram na playlist semanal.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Menu