Tags

Negócios

Como abrir uma MEI em 2021: processo é online e gratuito; veja passo a passo

21 julho, 2021
Sérgio Vinícius

Uma dúvida comum atualmente é “como abrir uma MEI em 2021?”. A boa notícia é que não é necessário sair da frente do computador para fazer isso. Bastam passos rápidos e alguns documentos a mão para se tornar um micro empreendedor individual.

Leia mais:
Emoji: descubra o (verdadeiro) significado das figurinhas que você usa
Como eram os emojis para celulares 10 anos atrás?

Entretanto, antes de saber como abrir uma MEI em 2021, é importante descobrir se sua ocupação é contemplada com essa possibilidade. O Governo Federal mantém uma página que lista todas as profissões que podem ser enquadradas para micro empreendedores individuais. Ela pode ser acessar no endereço https://is.gd/RuHYrt.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Se sua ocupação estiver dentro das regras da MEI, há ainda algumas regras que devem ser observadas. Você deve ter, no máximo, faturamento de R$ 81 mil ao ano, não ter mais de um funcionário e não ter outra empresa aberta. Menos de 18 anos, aposentados e pensionistas e profissionais específicos (por exemplo médicos e jornalistas) também não são contemplados.

Depois de se certificar que você pode ser formalmente um micro empreendedor individual, é hora de saber como abrir uma MEI em 2021. Tenha a mão alguns documentos simples – RG, CPF –, pois eles serão requisitados em algum momento do processo.

Como abrir uma MEI em 2021: passo a passo

O primeiro passo é se cadastrar no portal de serviços do Governo Federal. Trata-se de um passaporte para resolver diversos outros assuntos (e, obviamente, passa por ele a possibilidade de abrir uma MEI em 2021). Entre em https://www.gov.br/pt-br, clique em Login e faça seu cadastro.

Com o cadastro em mãos, acesse o site Empresas e Negócios, do Governo Federal em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br. Clique em Empreendedor e, na sequência, em Quero ser MEI. Na nova janela, vá a Formalize-se (caso prefira, é possível chegar direto à página por meio do link https://is.gd/9KcgDm).

A partir deste ponto, basta ir preenchendo com suas informações pessoais. O processo todo é digital e gratuito.

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.